Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37542
Título: | Did you do your homework? Teacher’ perspectives of homework follow-up practices |
Outro(s) título(s): | Realizaste o trabalho de casa? Perspetivas do professor sobre práticas de monitorização do trabalho de casa |
Autor(es): | Nunes, Ana Rita Silva |
Orientador(es): | Rosário, Pedro |
Palavras-chave: | Homework follow-up Teachers’ perspectives Focus group Perceived constraints Práticas de follow-up do trabalho de casa Perspetiva dos professores Grupos de discussão Constrangimentos percebidos |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | The teachers’ homework practices, namely the strategies used to monitor students’ homework
assignments, impacts on students’ homework behaviors and academic achievement. However,
the homework follow-up practices were not yet extensively examined. This paper explored
middle school teachers’ perspectives of homework follow-up practices and the purposes
underpinning their choices. The data collected from six focus groups with 47 mathematics’
middle school teachers (10 men) were analyzed using thematic analysis. Findings revealed
that teachers monitor their students’ homework using different practices solely or combined
(e.g., controlling homework completion, correcting homework on the board, monitoring
homework process). The purposes (e.g., promoting school engagement, addressing students’
academic difficulties) underpinning teachers’ choices for the usage of the homework followup
practices were also identified and discussed. In addition results indicated the use of some
homework follow-up practices are linked to specific purposes. Furthermore, teachers shared
common constraints limiting the usage of their homework follow-up practices (e.g., class size,
maladaptive students’ homework behaviors). The recommendations and ideas discussed in
this study may facilitate the development of effective homework follow-up practices. This
study also addresses new avenues for future research. As práticas de follow-up do trabalho de casa utilizadas pelos professores em sala de aula influenciam os comportamentos dos alunos durante a realização desta tarefa e o seu rendimento académico. Contudo, estas práticas têm sido pouco estudadas na literatura. Este estudo explora a perspetiva dos professores de matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico sobre as práticas de follow-up do trabalho de casa e os propósitos que norteiam a sua implementação. Os dados foram recolhidos através de seis grupos de discussão constituídos, no total, por 47 professores. Procedeu-se à análise temática para analisar os dados. Os resultados sugerem que os professores monitorizam o trabalho de casa através de práticas isoladas ou combinadas (e.g., controlo do completamento, correção do trabalho de casa no quadro), estando guiados por diferentes propósitos (e.g., promover school engagement). Além disso, os resultados demonstram que a utilização de algumas práticas está relacionada com propósitos específicos. No discurso dos professores emergiram alguns constrangimentos que limitam a implementação destas práticas. Implicações para a prática e para a investigação são apresentadas e discutidas. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37542 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Rita Silva Nunes.pdf Acesso restrito! | 1,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |