Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37519
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vergopolan, Roseli | por |
dc.contributor.author | Azevedo, Fernando | por |
dc.date.accessioned | 2015-10-06T13:42:51Z | - |
dc.date.available | 2015-10-06T13:42:51Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Vergopolan, R. & Azevedo, F. (2015). Literatura Infantil: dos Textos à Educação Literária. In R. J. Souza et al. (Org.), Anais do Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. “Celebrando a Leitura” (pp. 3075-3084). Presidente Prudente: CELLIJ. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-69697-01-5 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/37519 | - |
dc.description.abstract | A literatura infantil conceitualmente carece de alguma reflexão devido a sua característica etimológica polissêmica. Dessa forma a incerteza que pressupõe o entendimento da literatura infantil contribui para a sua pouca utilização fato que ocorre em muitos contextos escolares. Portanto este texto tem por objetivo discutir: os pressupostos conceituais da literatura infantil e da educação literária; a compreensão de várias interfaces dos textos e da educação literária; A metodologia deste trabalho é cunho qualitativo, sendo bibliográfico e natureza exploratória. Dentro dessas perspectivas este texto será fundamentado sob a luz de autores como: LAJOLO (1977), BAKHTIN (2000), YOPP & YOPP (2006), SOUZA (2012), entre outros. Os textos literários possuem características peculiares no que se refere aos fatos presentes no seu conteúdo o que diferencia dos outros textos não literários, essa linguagem elaborada de modo artístico e com recursos diferenciados despertando o universo imaginário sem perder a interação do mundo real. Assim a Literatura infantil e Educação Literária quando compreendida pelo docente é uma possibilidade de ensino, que desperta a imaginação, a criatividade e aprendizagem de forma significativa e lúdica na educação da infância. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva" (CELLIJ) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Literatura Infantil | por |
dc.subject | Educação literária | por |
dc.subject | PNL | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.title | Literatura infantil: dos textos à educação literária | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 3075 | por |
oaire.citationEndPage | 3084 | por |
oaire.citationConferencePlace | Presidente Prudente, Brasil | por |
oaire.citationTitle | Anais do IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil "Literatura infantil e juvenil: celebrando a leitura" | por |
oaire.citationVolume | 1 | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
sdum.conferencePublication | Anais do IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil "Literatura infantil e juvenil: celebrando a leitura" | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vergopolan_Azevedo_2015.pdf | 410,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons