Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37519

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVergopolan, Roselipor
dc.contributor.authorAzevedo, Fernandopor
dc.date.accessioned2015-10-06T13:42:51Z-
dc.date.available2015-10-06T13:42:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVergopolan, R. & Azevedo, F. (2015). Literatura Infantil: dos Textos à Educação Literária. In R. J. Souza et al. (Org.), Anais do Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. “Celebrando a Leitura” (pp. 3075-3084). Presidente Prudente: CELLIJ.por
dc.identifier.isbn978-85-69697-01-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37519-
dc.description.abstractA literatura infantil conceitualmente carece de alguma reflexão devido a sua característica etimológica polissêmica. Dessa forma a incerteza que pressupõe o entendimento da literatura infantil contribui para a sua pouca utilização fato que ocorre em muitos contextos escolares. Portanto este texto tem por objetivo discutir: os pressupostos conceituais da literatura infantil e da educação literária; a compreensão de várias interfaces dos textos e da educação literária; A metodologia deste trabalho é cunho qualitativo, sendo bibliográfico e natureza exploratória. Dentro dessas perspectivas este texto será fundamentado sob a luz de autores como: LAJOLO (1977), BAKHTIN (2000), YOPP & YOPP (2006), SOUZA (2012), entre outros. Os textos literários possuem características peculiares no que se refere aos fatos presentes no seu conteúdo o que diferencia dos outros textos não literários, essa linguagem elaborada de modo artístico e com recursos diferenciados despertando o universo imaginário sem perder a interação do mundo real. Assim a Literatura infantil e Educação Literária quando compreendida pelo docente é uma possibilidade de ensino, que desperta a imaginação, a criatividade e aprendizagem de forma significativa e lúdica na educação da infância.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva" (CELLIJ)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectEducação literáriapor
dc.subjectPNLpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectInfânciapor
dc.titleLiteratura infantil: dos textos à educação literáriapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage3075por
oaire.citationEndPage3084por
oaire.citationConferencePlacePresidente Prudente, Brasilpor
oaire.citationTitleAnais do IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil "Literatura infantil e juvenil: celebrando a leitura"por
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.conferencePublicationAnais do IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil "Literatura infantil e juvenil: celebrando a leitura"por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vergopolan_Azevedo_2015.pdf410,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID