Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37518

TítuloO teatro como palco do filosofar: bases para uma pedagogia renovada
Autor(es)Manso, Artur
Peixoto, Miguel Jorge
Palavras-chaveEnsino
Filosofia
Arte
Teatro
Pedagogia
Estética
Theatre
Pedagogy
Philosophy
Aesthetics
Data2015
RevistaRevista Portuguesa de Educação Artística
Resumo(s)Relação Teatro-Filosofia no estabelecimento das bases de uma nova didáctica para o ensino da Filosofia no ensino secundário.
O presente artigo tendo por base o universo teatral na sue dimensão cénica e na perspetiva literária, explore urna pedagogia renovada no ensino da Filosofia ao nivei do ensino secundário. Pretende-se neste trabalho destacar as bases de urna investigação que será levada a cabo no Baileteatro - Escola Profissional, durante dois anos com alunos do ensino secundário, no sentido de testar novas metodologias da ensino da Filosofia através do teatro. Pretendemos, assim, valorizar e relação intima que a teatro sempre manteve com a Filosofia e nessa abordagem fundamentar a necessidade de uma educacão filosófica que efetivamente se sirva de um conjunto de métodos e exercidos que suportam a exigência da atividade racional a que a Fosofia obriga e o deleite sensorial que o teatro proporciona. estabelecendo, desta forma urna maior aproximação entre a disciplina de Filosofia e a formação da sensibilidade ética e estética dos alunos.
The present paper is based on the theatrical universe in its scenic climension and iiterary perspective it explores a renewed pedagogy in the teaching of Phitosophy at high school. lt is intended in this work tu highlight the 1 oundations of the investigation that will be carried out at the Baileteatro - Professional Sehool during 2 years with high schoot students in order to test new Philosophy teaching methodolagies through the theatre. We intend therefore to value the dose relationship that theacre lias always maintained with Philosophy and in that approach to fundarnent the rieed for a phitosophical education that effectively uses a set of methods and exercises that support the demand af the retional activity that Phílosophy obliges as well as the sensorial delight provided by theatre, establishing in this way a dose relationship between the Philosophy teaching and the ethícal sensibility and aesthetics training of students.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37518
ISSN1647-905X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fil.e.Teatro.RPEA.pdfFilosofia.e.Teatro1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID