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TítuloDesenvolvimento infantil e capacitação materna como resultado da aplicação do Programa de "Empowerment" Parental para o Desenvolvimento Infantil (PEPDI)
Autor(es)Vilaça, Simão
Carvalho, Graça Simões de
Editor(es)Anastácio, Zélia
Carvalho, Graça Simões de
Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveParentalidade
Formação parental
Desenvolvimento infantil
Ansiedade materna
Ensaio clínico randomizado
Data2015
EditoraNovas Edições Acadêmicas
CitaçãoVilaça, S. & Carvalho, G.S. (2015) Desenvolvimento infantil e capacitação materna como resultado da aplicação do progama de empowerment parental para o desenvolvimento infantil (PEPDI). In: Z. Anastácio, G.S. Carvalho. & B. Pereira (Eds) Atividade Física, Saúde e Lazer. Desenvolvimento das Crianças e Problemáticas Relacionadas com a Saúde. Novas Edições Académicas. pp. 73-89 (ISBN: 978-613-0-16270-2)
Resumo(s)Neste estudo, ensaio clínico randomizado, foi desenvolvido o programa de formação parental PEPDI (Programa de Empowerment Parental para o Desenvolvimento Infantil). Participaram 411 díades de mãe/filho randomizadas pelo grupo de controlo (C) e experimental (E). As sessões do PEPDI, grupo experimental, foram realizadas a cada mãe/filho durante a 1ª semana de vida, 2º, 4º e 6º mês de vida, incluíam os seguintes conteúdos: comportamento da criança, alimentação, competências desenvolvimentais, situações previsíveis de ocorrer, e preocupações parentais. A recolha de dados, antes e após as intervenções, incluiu o nível socioeconómico (NSE), a tipologia área residencial, o número de irmãos, a ansiedade materna (STAI-Y), o conhecimento materno (KIDI) e o desenvolvimento infantil (SGS-II). As combinações das características, avaliadas no momento inicial – KIDI, STAI-Y, número de irmãos e NSE – permitiram criar clusters que evidenciaram que os 2 grupos (C e E) estavam equivalentes, no momento inicial da avaliação. Os resultados demonstraram que: i) os índices de desenvolvimento das crianças do grupo experimental (PEPDI) foram significativamente superiores (p<0,001) aos índices das crianças do grupo de controlo, com grande magnitude do efeito (effect size) (r=0,92); ii) os índices de ansiedade-estado materno foram significativamente inferiores (p<0,001) no grupo experimental comparativamente ao controlo, que também teve influência significativa (p<0,001) quando as mães aumentaram o seu índice de conhecimento materno; iii) os índices de ansiedade-traço materna foram significativamente inferiores (p<0,001) no grupo experimental. Apresentaram também efeito significativo para esta diminuição o aumento do conhecimento materno (p<0,001), pertencerem ao NSE baixo comparativamente ao alto, médio-alto e médio (p=0,006), bem como residirem na área predominantemente urbana comparativamente a residentes em área medianamente urbana (p=0,019). O PEPDI pode ser implementado com sucesso para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança nos primeiros 6 meses de vida para reduzir os níveis de ansiedade materna, bem como promover o empowerment da mãe no sentido de um melhor desenvolvimento da criança.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37515
ISBN978-613-0-16270-2
Versão da editorahttps://www.morebooks.de/pt/p_978-613-0-16270-2
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros
ESE-CIE - Livros e Capítulos de Livros / Books and Book Chapters

Ficheiros deste registo:
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