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dc.contributor.authorDuarte Melo, Anapor
dc.contributor.authorSousa, Helenapor
dc.date.accessioned2015-09-14T11:47:48Z-
dc.date.available2015-09-14T11:47:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37191-
dc.description.abstract“Criativos” é uma designação genérica pela qual se nomeiam os publicitários em geral, reforçando a noção de publicidade como indústria criativa. Esta prática resulta de uma tradição de valorização da criatividade na profissão e remete, por um lado, para um estatuto especial que coloca ao profissional a pressão da sua especificidade. Por outro lado, frequentemente enquadrada numa linha de promoção do auto-conhecimento e de uma filosofia alternativa, a criatividade tem vindo a ser cada vez mais divulgada como uma atitude pró-activa perante a vida, quer ao nível pessoal, académico ou profissional ao alcance de todos. Quem são os criativos publicitários e como se vêem a si próprios? Quais os limites e desafios que enfrentam num mundo em constante mutação, em que a fasquia da criatividade parece estar sempre mais acima? Nesta reflexão procuramos analisar as percepções que os publicitários, criativos ou não, têm de si próprios, dos seus pares e da sua actividade, a partir de entrevistas exploratórias efectuadas junto de profissionais com percursos relevantes no sector.por
dc.description.abstract"Creative" is a common designation for advertising practitioners, reinforcing the concept of advertising as creative industry. On one hand this creativity valuing tradition reinforces advertising professionals special status and puts additional pressure on their performance. On the other hand, often framed in a line of self-knowledge and alternative philosophy promotion, creativity has been increasingly disclosed as a proactive attitude towards life, both personal, academic or Professional, accessible to everyone. Who are the creative advertising professionals and how do they see themselves? What are the limits and challenges they face in a changing world, in which the stakes of creativity seem to be ever far reaching? Based on data from exploratory interviews with relevant professionals of the advertising industry — conducted within the framework of an ongoing doctoral project on Advertising, Consumption, and Citizenship — we try to analyze advertisers, creative or not, self perceptions on themselves, their peers and their activity.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/104634/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdvertisingpor
dc.subjectCreativepor
dc.subjectOccupationpor
dc.subjectStatuspor
dc.subjectCreative industrypor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCriativospor
dc.subjectProfissãopor
dc.subjectEstatutopor
dc.subjectIndústria criativapor
dc.title“Os Criativos”: quem são e o que pensam os publicitários sobre a sua actividadepor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://sopcom2011.up.pt/por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate15 - 17 Dez. 2011por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage1686por
oaire.citationEndPage1704por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationVII Congresso SOPCOM: Meios Digitais e Indústrias Criativas - os efeitos e os desafios da globalizaçãopor
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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