Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37156

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Josépor
dc.contributor.authorVilaça, Simãopor
dc.contributor.authorMartins, Cristina Araújopor
dc.contributor.authorAugusto, Cláudiapor
dc.date.accessioned2015-09-11T15:11:46Z-
dc.date.available2015-09-11T15:11:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn2174-6915por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37156-
dc.description.abstractIntrodução: Problem-Based Learning (PBL) é uma estratégia de ensino-aprendizagem ativa. A aprendizagem é motivada pela resolução de problemas. Estes surgem da análise e discussão em grupo de um caso elaborado pelo professor. Este artigo é o resultado de uma experiência de escrita de casos por ocasião da utilização do PBL. Objetivos: registo da experiencia de escrita de casos de modo a que possa ser útil a futuras práticas pedagógicas similares. Metodologia: é descrito o processo de escrita de casos a par de uma breve análise dos aspetos que facilitaram a sua utilização. Resultados: pensamos que a escrita de casos na metodologia PBL é uma prática pedagógica que melhor responde às necessidades de formação em enfermagem. Conclusão: a escrita de casos em PBL foi mais um desafio na implementação desta metodologia, superado sobretudo pelo trabalho desenvolvido em equipa de docentes.por
dc.description.abstractIntroducción: el Problem Based Learning (PBL) es una estrategia de enseñanza activa. El aprendizaje es motivado por la resolución de problemas que surgen del análisis y discusión en grupo de un caso propuesto por el profesor. Este artículo es el resultado de una experiencia de escritura de casos a través del uso del PBL. Objetivos: registro de la experiencia de la escritura de casos de forma que pueda ser útil para futuras prácticas pedagógicas similares. Metodología: se describe el proceso de la escritura de casos así como un breve análisis de los aspectos que facilitaron su utilización. Resultados: los autores consideran que la escritura de casos en la metodología PBL es la práctica pedagógica que mejor responde a las necesidades de formación en enfermería. Conclusión: la escritura de casos en PBL es un desafío en la implementación de esta metodología, superado, sobre todo, por el trabajo llevado a cabo por el equipo docente.por
dc.description.abstractPurpose: problem Based Learning (PBL) is a strategy for active learning. Learning is promoted through problem solving based on analysis and group discussion on a case presented by the teacher. The present article is based on the experience of cases presentation writing by using PBL. Objectives: to report the experience in writing case presentations in a way that can be useful for similar future teaching practices. Methods: the process for writing case presentation is described, together with a short analysis of the features that help to facilitate its use. Results: the authors suggest that writing case presentation for PBL method is the teaching practice most suitable for teaching needs in nursing. Conclusion: writing case presentation for PBL was a real challenge to implement such a method, and was mainly overcame through the work of the whole teaching team.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscrita de casospor
dc.subjectProblem-Based Learningpor
dc.subjectEnsino de enfermagempor
dc.subjectEscritura de casospor
dc.subjectEnseñanza de la enfermeríapor
dc.subjectCase presentation writingpor
dc.subjectNursing learningpor
dc.titleA escrita de casos em Problem Based Learning: uma experiência no ensino de enfermagempor
dc.title.alternativeLa escritura de casos en Problem Based Learning: una experiencia en la enseñanza de la enfermeiraspa
dc.title.alternativeCase presentation in Problem Based Learning: an experience in nursing learningeng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage58por
oaire.citationEndPage64por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista iberoamericana de educación e investigación en enfermeríapor
oaire.citationVolume5por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Médicas::Outras Ciências Médicas-
sdum.journalRevista Iberoamericana de Educación e Investigación en Enfermeríapor
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Escrita de casos_PBL.pdf70,65 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID