Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36959

TítuloMicrobiologia no 1º ciclo do ensino básico: uma proposta de atividade experimental sobre higiene das mãos
Autor(es)Mafra, Paulo
Lima, Nelson
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEducação para saúde
Microrganismos
Atividades experimentais
Ensino básico
DataJul-2015
EditoraInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)
CitaçãoMafra, P., Lima, N. & Carvalho, G.S. (2015). Microbiologia no 1.º ciclo do ensino básico: uma proposta de atividade experimental sobre higiene das mãos. In: Atas do XI SIEFLAS (Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde): Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado. Porto: Escola Superior de Educação do Porto. pp. 500-507.
Resumo(s)Com o objetivo de promover o ensino experimental da microbiologia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) implementou-se uma proposta de educação para a saúde centrada sobre o tema higiene das mãos. Pretendeu-se que as crianças compreendessem que o ato de lavar as mãos reduz a quantidade de bactérias aí existentes. Esta atividade prática foi desenvolvida com dezasseis alunos da cidade de Bragança que frequentavam o 4.º ano do 1.º CEB e centrou-se na questão-problema: Porque devemos lavar as mãos antes das refeições? Com uma mão lavada e com outra por lavar, os alunos esfregaram duas placas com meio e observaram a formação de colónias ao fim de dois dias. O procedimento experimental que serviu de guia e registo tinha a seguinte tipologia: a) “Questão-problema”: questão inicial que se queria ver respondida no final da atividade; b) “Antes da experiência”: os alunos registaram as suas previsões; c) “Experiência”: procedimentos a seguir e onde os alunos registaram as suas observações; d) “Depois da experiência”: reflexão acerca das observações efetuadas, comparando-as com as previsões iniciais, assim como o registo das respostas às questões-problema. Os resultados mostram que os alunos passaram a reconhecer que têm bactérias nas mãos e verificaram a eficácia da sua redução no processo de lavagem das mãos. Compreenderam ainda que as bactérias podem ser potenciais responsáveis por doenças, especialmente se não lavarem as mãos antes das refeições. Assim, concluímos que esta atividade poderá ajudar as crianças, logo no 1.º CEB, através de uma forma autónoma e responsável, a entender a razão da importância da higiene da lavagem das mãos, para que esta não seja associada apenas a um comportamento socialmente correto ou a uma simples regra a cumprir.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36959
ISBN978-972-8969-11-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIEFLAS_Microbiol-Maos.pdf2,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID