Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/36774

TitleMultiplayer video games: recommendation system to handle fatigue
Author(s)Rodrigues, Alexis David Oliveira
Advisor(s)Novais, Paulo
Issue date3-Dec-2014
Abstract(s)The quality of life in our modern society is a topic of great interest to the general community. There are countless negative factors that disturb the well-being of people and one of the most common focuses on how much stress and fatigue affects people in their daily tasks. This work will focus on the importance that video games currently have in the life of a large number of people designated by Gamers whom usually spend several hours in virtual worlds, often violent, with the aim of study the effects of gaming on their behaviour. There are numerous studies related with the effect of video games in the society and almost all of them use intrusive methods to collect the resulting data. Those studies are expensive and difficult to realize but most importantly the use of intrusive methods can influence the behaviour of the player during the study. This project proposes to perform an analysis of the interaction of the players with a computer using a set of accelerometers placed in the keyboard, the mouse and in the player chair, in order to obtain relevant conclusions about the effects of stress on the individual. The hypothesis presented here is interesting due to the use of non-invasive techniques to retrieve data as well as the use of common and inexpensive hardware instead of specific and expensive one.
Na sociedade moderna em que hoje vivemos, a qualidade de vida é um tópico de bastante interesse para a comunidade em geral. O bem-estar da população pode ser perturbado por inúmeros factores, sendo que um dos mais comuns foca-se no quanto o stress e a fadiga afectam a vida diária das pessoas. Este trabalho forcar-se-á na importância que os vídeo jogos actualmente têm na vida de um grupo específico de pessoas, designados Jogadores, que usualmente passam várias horas do seu dia no mundo virtual, por vezes violento. O objectivo é estudar as consequências que o acto de jogar poderá ter no comportamento dos referidos jogadores. O efeito dos vídeo jogos na sociedade é um assunto largamente discutido pela comunidade científica, sendo que a maioria destes estudos utiliza métodos experimentais intrusivos para a recolha de dados. Para além de dispendiosos e de difícil realização, estudos envolvendo métodos experimentais intrusivos podem influenciar o comportamento do jogador durante a execução do mesmo. O presente trabalho propõe uma nova abordagem na análise da interação dos jogadores com o computador usando o teclado e o rato como sensores, de modo a obter conclusões relevantes sobre os efeitos dos vídeo jogos nas pessoas. A hipótese aqui presente é muito interessante devido ao uso de técnicas não invasivas na recolha dos dados, assim como no uso de hardware comum e barato. O conhecimento até então obtido permitiu a criação de um sistema de recomendação para os jogadores, o qual é capaz de monitorizar em tempo real a interação humano-computador, informando o usuário sempre que um decréscimo da performance é detectado devido à acumulação da fadiga e do stress induzidos pela exposição a vídeo jogos. Uma vez que a indústria de entretenimento tem vindo a ser dominada pelos vídeo jogos, é de importância fulcral criar ferramentas que protejam os jogadores dos possíveis efeitos negativos que a exposição prolongada ao jogo poderá causar.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36774
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eeum_di_dissertacao_pg21810.pdf3,25 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID