Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36706

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dc.contributor.authorMoreira, Vicente Novopor
dc.contributor.authorMatos, José C.por
dc.contributor.authorOliveira, Daniel V.por
dc.date.accessioned2015-09-01T13:11:32Z-
dc.date.available2015-09-01T13:11:32Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36706-
dc.description.abstractAtendendo aos requisitos de avaliação de segurança estrutural, existem diferentes níveis de avaliação. O objetivo principal é a análise da capacidade de carga da estrutura. O presente artigo visa apresentar metodologias probabilísticas de avaliação de segurança de estruturas existentes, focando pontes e viadutos. A metodologia proposta consiste na determinação da capacidade de carga de pontes em arco de alvenaria de pedra, através de abordagens probabilísticas. A caracterização geométrica e material, assim como as incertezas inerentes a estas variáveis também serão apresentadas. Devido aos elevados custos computacionais que a avaliação probabilística de segurança exige, é realizada uma análise de sensibilidade, de modo a reduzir-se os recursos necessários. Descreve-se ainda a incorporação de nova informação, a partir de ensaios de caracterização material ou de monitorizações (permanentes ou temporárias), por aplicação de metodologias Bayesianas. O procedimento probabilístico de avaliação de segurança, apresentado ao longo deste artigo, é aplicado a uma ponte em arco de alvenaria de pedra, o Viaduto de Durrães.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleAvaliação probabilística de segurança de pontes ferroviárias em arco de alvenaria de pedrapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate25 - 26 jun. 2015por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationTitleASCP’2015por
sdum.conferencePublicationASCP’2015por
Aparece nas coleções:ISISE - Comunicações a Conferências Nacionais

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