Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/3670

TitleEstudos de biodegradabilidade de corantes azo de aplicação têxtil por Phanerochaete chrysosporium
Author(s)Martins, M. Adosinda M.
Ferreira, Isabel C. F. R.
Santos, Isabel M.
Queiroz, Maria João R. P.
Lima, Nelson
KeywordsCorantes azo
Estrutura química/extensão da biodegradação
Bioacessibilidade
P. chrysosporium
Ttratamento de efluentes
Issue date1999
CitationCONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE A QUALIDADE DO AMBIENTE, 6, Lisboa, 1999 - "Actas da 6.ª Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente". Lisboa : Universidade Nova de Lisboa, 1999. vol. 3, p. 211-220.
Abstract(s)Sintetizaram-se corantes azo de aplicação têxtil, usando como componentes diazo ácidos aminobenzóicos e aminossulfónicos e como componentes de acoplamento 2- metoxifenol e 2,6-dimetoxifenol. A utilização destas componentes de acoplamento teve como objectivo aumentar a bioacessibilidade dos corantes ao fungo lenhinolítico da podridão branca Phanerochaete chrysosporium, já que estes grupos estão presentes na estrutura da lenhina e têm sido referidos como pontos de acesso para o sistema enzimático lenhinolítico do fungo. As experiências de biodegradação realizaram-se em meio líquido, com sacarose e em condições limitantes de azoto, com agitação e temperatura controladas. A biodegradação dos corantes foi acompanhada por espectrofotometria UV-Visível, quantificando a diminuição da intensidade da banda de absorção máxima (λmax) do corante. Em estudos preliminares estabeleceram-se condições experimentais optimizadas relativamente ao meio de préadaptação e à concentração de sacarose utilizada. Estabeleceram-se algumas correlações entre a estrutura química dos corantes e a sua biodegradação.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/3670
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNQA-C15-23[1].PDF172,97 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID