Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3666

TítuloEstudo da comunidade de protozoários exposta a tóxicos em estações de tratamentos de águas residuais
Autor(es)Nicolau, Ana
Martins, Maria João
Mota, M.
Lima, Nelson
Palavras-chaveÍndice biótico de lamas
Indicadores biológicos
Lamas activadas
Protozoários
Toxicidade
Data1999
CitaçãoCONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE A QUALIDADE DO AMBIENTE, 6, Lisboa, 1999 - "Actas da 6.ª Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente". Lisboa : Universidade Nova de Lisboa, 1999. vol. 2, p. 659-668.
Resumo(s)A importância e o papel dos protozoários nos processos de tratamento aeróbio de águas residuais são bem conhecidos, e constituem um valioso instrumento da avaliação do funcionamento das ETAR, por permitir relacionar a densidade, diversidade ou a ocorrência de determinadas espécies com a composição do esgoto ou com os factores físico-químicos prevalecentes no tanque de arejamento. No presente trabalho, duas estações de tratamento de águas residuais experimentais foram alimentadas com esgoto real e as lamas foram expostas a diversas concentrações de cobre, zinco e cicloheximida. Nestas condições, foi estudada a evolução da comunidade de protozoários, em termos de diversidade, de densidade e da sua estrutura, utilizando o Índice Biótico de Lamas, e relacionada esta evolução com a eficiência de remoção da CQO.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3666
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CNQA-C14-14[1].PDF191,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID