Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/3659

TitleOs protozoários como ferramenta da monitorização biotecnológica da poluição: ensaios in vitro
Author(s)Nicolau, Ana
Dias, Nicolina
Carvalho, Graça Simões de
Mota, M.
Lima, Nelson
KeywordsProtozoários
Toxicidade
Resposta fisiológica
Indicadores biológicos
Miniaturização
Issue date1999
CitationCONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE A QUALIDADE DO AMBIENTE, 6, Lisboa, 1999 - "Actas da 6.ª Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente". Lisboa : Universidade Nova, 1999. vol. 2, p. 789-798.
Abstract(s)Os protozoários, e particularmente os ciliados, são essenciais nos processos de depuração biológica e aeróbica das águas residuais e constituem, por outro lado, um grupo de organismos muito sensível às alterações ambientais. Neste trabalho, pretendese salientar a sua importância como indicadores da qualidade da água em ensaios in vitro, nomeadamente no que diz respeito à introdução de compostos tóxicos em concentrações sub-letais. Foi utilizado o ciliado nadador Tetrahymena pyriformis GL e estudada a sua resposta fisiológica à presença de quatro compostos tóxicos: o cobre, o zinco, o Triton X-100 e a cicloheximida. Os seus efeitos foram avaliados em termos de mortalidade, crescimento, capacidade predatória, disponibilidade energética (ATP), actividade da fosfatase ácida (ACP) e actividade das desidrogenases capazes de reduzirem o tetrazólio (MTT). De um modo geral, concentrações crescentes dos tóxicos provocaram inibições crescentes das respostas fisiológicas, mas as concentrações mais baixas de alguns dos tóxicos tiveram o efeito inverso em alguns dos parâmetros estudados.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/3659
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNQA-C14-28[2].PDF190,76 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID