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https://hdl.handle.net/1822/36396
Título: | Avaliação de metodologias de dimensionamento de pavimentos de baixo volume de tráfego muito pesado |
Outro(s) título(s): | Evaluation of pavement design methods for low volume roads with heavy traffic |
Autor(es): | Peixoto, Rafael Alexandre Rebelo da Silva |
Orientador(es): | Oliveira, Joel |
Palavras-chave: | Pavimentos de baixo volume de tráfego Métodos empíricos Catálogos de dimensionamento Ábacos de dimensionamento Low traffic volume road pavements Empirical methods Design catalogues Design charts |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Neste projeto o principal tema a abordar são as estradas de baixo volume de tráfego e
sujeitas a cargas muito pesadas. Estas estradas são muitas vezes a última parte do sistema
viário a beneficiar das últimas ideias de engenharia. Estas vias são consideradas como
vias de menor importância, são muito numerosas, e os seus problemas são muito exigentes
para os recursos limitados da maioria das grandes agências rodoviárias do mundo. Assim,
as inovações que vão surgindo na maior parte das vezes têm que esperar até estarem
completamente integradas e comprovadas nas principais rodovias antes de serem usadas
nas estradas de baixo volume de tráfego (Irwin, 1991).
Em Portugal existe uma carência de um método específico para o dimensionamento de
estradas de baixo volume de tráfego. O MACOPAV indica que os pavimentos sujeitos a
tráfego muito reduzido como é o pretendido no projeto em estudo (Tráfego Médio Diário
Anual de veículos pesados no ano de abertura, por sentido de circulação e na via mais
solicitada - TMDAp <50) devem ser objeto de um estudo específico.
Posto estas condicionantes o objetivo deste projeto consiste em desenvolver um método
de dimensionamento de pavimentos destinados a baixo volume de tráfego com cargas
pesadas. Assim, pretende estudar-se quais os materiais e os métodos construtivos a
considerar nos pavimentos sujeitos a baixo volume de tráfego, quais os métodos de
dimensionamento a adotar, bem como, qual a constituição física de um pavimento sujeito
a este tipo de solicitações. Pretendeu-se ainda determinar qual é o desempenho espectável
de uma estrada sujeita a baixo volume de tráfego e comparar e criticar os resultados
obtidos no método proposto com o dimensionamento apresentado em projetos existentes,
de forma a aferir a sua capacidade de satisfazer as necessidades a nível estrutural de um
pavimento sujeito a baixo volume de tráfego com cargas pesadas. In this project the main topic to be addressed is the low traffic volume roads subjected to very heavy loads. These roads are often the last part of the road system to benefit from the latest engineering ideas. These roads are considered minor assets, they are numerous, and their problems are very demanding for the limited resources of most major road agencies in the world. Thus, the innovations that arise in most cases have to wait until they are fully integrated and proven on major highways before being used in low traffic volume roads (Irwin, 1991). In Portugal, there is a lack for a specific method for the design of low traffic volume roads. MACOPAV indicates that the pavements subjected to very low traffic, as is desired in the project under study (Annual Average Daily Traffic of heavy vehicles in the opening year, per direction of movement and in the most requested lane - TMDAp <50), should be the object of a specific study. Given these conditions the objective of this project is to develop a design method of pavements for the low traffic volume roads with heavy loads. It is intended to study which materials and construction methods should be considered in pavements subject to low traffic volume, which design methods to adopt and what should be the constitution of a pavement subjected to such loads. Another objective is to determine what is the expected performance of a road subject to low traffic volume, and compare and criticize the results obtained with the proposed method with the designs presented in existing, in order to assess their ability to meet the needs at a structural level for a pavement subjected to low traffic volume with heavy loads. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36396 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_Rafael_Peixoto_2014.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |