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TítuloAvaliação da usabilidade de um jogo desenvolvido em Scratch
Autor(es)Osório, Carlos Manuel dos Santos
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveusabilidade
avaliação heurística
jogo em Scratch
think-aloud
constructive interaction
usability
Scratch game
heurístic evaluation
DataMai-2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoOsório, C. & Lencastre, J. A. (2015). Avaliação da usabilidade de um jogo desenvolvido em Scratch. In Maria João Gomes, António José Osório, & Luís Valente (orgs.), Proceedings of the IX International Conference on ICT in Education - Challenges 2015 - Half a century of ICT in Education (pp. 448-459). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência TIC.
Resumo(s)O presente artigo descreve as fases de análise, desenho e desenvolvimento de um protótipo do jogo do Galo em Scratch desenvolvido para alunos do 8.o ano de escolaridade e a sua avaliação de usabilidade. São identificados os objetivos, a descrição, os métodos e técnicas de recolha de dados, a amostra utilizada e o seu perfil, bem como as sínteses de resultados e recomendações. O teste exploratório foi feito com 59 alunos que constituíam o público-alvo, seguido de avaliação heurística da versão inicial do protótipo por três peritos e da avaliação de usabilidade por 8 utilizadores semelhantes. Para recolha de dados utilizou-se observação direta, think- aloud, constructive interaction, questionário de usabilidade SUS (System Usability Scale), heurísticas de Malone para o interface, a jogabilidade e multimédia. O resultado obtido através do questionário de usabilidade com utilizadores semelhantes que teve como média 82,81 pontos, permitiu concluir que o protótipo apresentado é válido e aplicável ao público-alvo.
This article describes the stages of analysis, design and development of a game prototype named “Jogo do Galo” made in Scratch for students of the 8th grade and its usability evaluation. The purposes, the description of methods and data collection techniques, the sample used and its profile as well as the synthesis of findings and recommendations are identified. The exploratory test was done with 59 students, the target audience, followed by heuristic evaluation of the initial prototype version by three experts and usability evaluation by 8 similar users. For data collection, direct observation, think-aloud, constructive interaction, usability questionnaire SUS (System Usability Scale), Malone heuristics to the interface, gameplay and multimédia were applied. The result achieved by the usability questionnaire with similar users got a average of 82.81 points, showing that the prototype presented is valid and applicable to the target audience.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36317
ISBN978-989-97374-3-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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