Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36292

TítuloO abandono no ensino superior: um estudo exploratório
Autor(es)Silva, Nuno Henrique Gonçalves
Orientador(es)Araújo, Emília Rodrigues
Palavras-chaveAbandono
Universidade
Interrupção
Crise
Abandonment
University
Interruption
Crisis
Data2015
Resumo(s)O presente trabalho tem como principal objetivo problematizar o abandono no ensino superior. De uma forma geral, procura-se entender como e até que ponto o estado geral de crise económica, o nível de realização pessoal ou o ambiente das universidades são variáveis explicativas do fenómeno, considerando os efeitos negativos que a desistência deste nível de ensino significa em termos do desenvolvimento das capacidades científicas e tecnológicas do país. Nesse contexto, o projeto analisa várias dimensões do fenómeno, contando com indicadores como situações profissionais, rendimentos, expectativas de vida e origens familiares. Em muitos casos a interrupção do percurso universitário é temporária, sendo que o indivíduo (jovem ou não) retoma a sua vida de estudante meses ou anos mais tarde. Noutros casos a interrupção é permanente, o que suspende de forma irreversível a concretização do curso superior, e é nesse sentido que o abandono académico se torna um fenómeno mais problemático: quando se verifica uma elevada percentagem de estudantes que abandonam o ensino superior (como tem sucedido em Portugal) não é apenas a sua qualificação que fica comprometida. O próprio futuro do país é igualmente posto em causa, uma vez que a redução da mão-de-obra altamente qualificada pode ter sérias consequências para o desenvolvimento nacional. A metodologia usada no projeto é principalmente qualitativa, centrada na amostragem por bola de neve, na entrevista semi-diretiva e na técnica do Focus Group, mas não dispensa a utilidade dos métodos e técnicas quantitativas. As principais conclusões do estudo apontam para um maior peso das causas de cariz económico, mas é igualmente dada atenção a todos os fatores, até porque cada um deles marca a sua influência de forma única.
The present work’s main goal is to problematize the abandonment in higher education. In a general way, we try to understand how and whether the general state of the economic crisis, the level of personal achievement or the university environment are explanatory variables of the phenomenon, taking into account the negative effects that dropping out at this level of education means in terms of the development of scientific and technological capabilities of the country. In this sense, the project analyzes various dimensions of the phenomenon, relying on indicators such as professional situations, incomes, life expectations and family origins. In many cases the interruption of university studies is temporary, wherein the individual (young or not) resumes his student life months or years later. In other cases the interruption is permanent, which suspends in an irreversible way the achievement of higher education, and that is how the academic abandonment becomes a more problematic phenomenon: when there is a high percentage of those leaving higher education (as has happened in Portugal) it is not just their qualification that is compromised. The very future of the country is also at stake, since the reduction of highly skilled labour can have serious consequences for national development. The methodology used in the project is mainly qualitative, centered in the sampling snowball, in the semi-directive interview and in the Focus Group technique, but does not discard the usefulness of the methods and quantitative techniques. The main conclusions of the study point to a greater weight of the causes of economic nature, but it is also given attention to all the other factors, because each one brands its influence in a unique way.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36292
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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