Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36242

TítuloPaths taken in the construction of learning objects: a case study
Outro(s) título(s)Caminhos percorridos na construção de objetos de aprendizagem: um estudo de caso
Autor(es)Souza, Karine Pinheiro de
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveLearning objects
Digital resources
Instructional design
Online education
Objetos de aprendizagem
Recursos digitais
Design instructional
Educação online
Data2014
EditoraUniversidad de A Coruña
RevistaRevista de estudios e investigación en psicología y educación
CitaçãoSouza, Karine Pinheiro & Silva, Bento D. (2014). Paths taken in the construction of learning objects: A case study. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Universidade da Corunha, pp. 103-110.
Resumo(s)New ways of learning through learning objects is a prerequisite for this new generation in which digital media are part of the life of the student. In order to understand the importance of constructing these digital learning objects we developed the Digital Agents Project. By conducting a case study of the Project, in the State of Ceará, Brazil, we intended to realize the gear of people who work in the construction process in order to characterize their performance. Thus, we used a mixed research methodology, conducting a qualitative analysis with observation grids, as well as quantitatively, through a questionnaire. The research highlights the importance of this sector and the need for teacher training on development of educational resources. The results highlight the need for expansion of links and easy access to technological resources to mobilize teachers use learning objects in their classes, paying attention to the quality criteria.
Novas formas de aprender por meio de objetos de aprendizagem é condição fundamental nessa nova geração em que os meios digitais fazem parte do universo do aluno. Com o objetivo de compreender a importância da construção desses objetos digitais de aprendizagem desenvolvemos o Projeto Agentes Digitais. Por meio da realização de um estudo de caso do Projeto, no Estado do Ceará -Brasil, procuramos perceber a engrenagem de pessoas que atuam no processo de construção no intuito de caraterizar a atuação dos responsáveis. Assim, utilizamos uma metodologia mista de pesquisa, efetuando uma análise qualitativa, com grelhas de observação, bem como quantitativa por meio de questionário. A pesquisa destaca a importância deste setor e a necessidade de formação de professores para o desenvolvimento de recursos educacionais. Os resultados destacam a necessidade de ampliação de links e recursos tecnológicos de fácil acesso que mobilizem os professores a utilizar os objetos de aprendizagem em suas aulas, atentando para os critérios de qualidade.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36242
DOI10.17979/2386-7418.reipe.2014v1i2.9.103
e-ISSN2386-7418
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paths taken in the construction of learning objects A case study.pdf366,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID