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dc.contributor.authorSouza, Karine Pinheiro depor
dc.contributor.authorSilva, Bento Duartepor
dc.date.accessioned2015-07-20T08:47:24Z-
dc.date.available2015-07-20T08:47:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-85-7826-296-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36240-
dc.description.abstractDiante de uma sociedade do conhecimento que exige novas competências dos jovens, o objetivo deste artigo é aprofundar o Empreender com o intuito de sinalizar o conceito do “Coempreender”, tendo com base a interação com os estudos sobre competências do século XXI, que acrescenta uma discussão avançada ao projeto, como também os estudos sobre Inteligência Coletiva (LÉVY,2000), Sociedade em Rede (CASTELLS, 1999), Multiliteracias (SELBER, 2004) e Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1989) que iluminam os estudos sobre o conceito. Nesse contexto, surge-nos uma questão, a qual faz parte do cerne da presente investigação: estamos a preparar nossos jovens para empreender nessa Sociedade? Qual a importância desse empreender colaborativamente? A pesquisa desenvolveu-se por meio de estudo de caráter exploratório, numa investigação-formação, com 15 participantes do projeto Agentes Digitais, que atuaram durante um mês na plataforma WeSpot (Working Environment with Social Personal and Open Technologies for Inquiry based Learning), configurando-se como um espaço de coinvestigação entre os participantes que puderam refletir sobre a importância de empreender em rede no fórum de discussão, em que foi proposto uma pergunta motivadora aberta. No tratamento dos dados buscou-se o cruzamento da análise das categorias, referendado na Matriz C (OKADA et al, 2014), com base na análise de conteúdo, que consistiu em descobrir os núcleos de sentido, em que os participantes se constituíram como coinvestigadores. Com o desenvolvimento da investigação constatamos que as competências para coempreender nascem das TDIC como práticas sociais, numa abordagem educativa em que os jovens se atreveram a pesquisar, a analisar a comunidade local e a promover soluções, concretizando, assim, as suas ideias (os seus sonhos): criaram, compartilharam e colaboraram na realização dos seus projetos empreendedores envolvendo as tecnologias digitais.por
dc.description.sponsorshipCIEdpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Ceará (UECE)por
dc.relationFCTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação empreendedorapor
dc.subjectEmpreender com TICpor
dc.subjectCoempreenderpor
dc.titleCompetências para coempreender: contributo para a compreensão do conceitopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate11 - 14 nov. 2014por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationStartPage1351-
oaire.citationEndPage12por
oaire.citationEndPage1362-
oaire.citationConferencePlaceFortaleza, Brasilpor
oaire.citationTitleXVII ENDIPE 2014: A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedadepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationXVII ENDIPE 2014: A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedadepor
sdum.bookTitleDidática e prática de ensino na relação com a escola-
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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