Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35983
Título: | Génese e mudanças nos agrupamentos de escolas: perspetivas dos professores do 1º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Genesis and changes in groups of schools: perspectives of primary school teachers |
Autor(es): | Leão, António Alexandre Isidoro |
Orientador(es): | Ferreira, Fernando Ilídio |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A constituição de agrupamentos verticais de escolas impulsionada pelo Decreto-Lei n.º
115-A/98, forçada pelo Decreto-Lei n.º 13313/2003 e consubstanciada pelo Decreto-Lei n.º
75/2008 pretendia favorecer um percurso sequencial e articulado aos alunos, através da realização
de uma articulação curricular entre diferentes níveis e ciclos de ensino, na persecução de um
projeto pedagógico comum. A vigência deste regime de administração e gestão escolar por mais de
uma década conduziu a mudanças organizacionais, pedagógicas, culturais e mesmo profissionais
que esta investigação procura identificar.
Sob o espetro da aplicação da Portaria n.º1181/2010, de 16 de novembro, concebendo a
constituição de agrupamentos verticais de escolas desde a educação pré-escolar até ao ensino
secundário, consubstanciada atualmente com a materialização dos denominados mega
agrupamentos, procurou a presente investigação compreender o modo como os agrupamentos
verticais de escolas conseguiram concretizar as finalidades e princípios gerais que justificaram a
sua constituição. Com o objetivo principal de conhecer as perceções dos professores do 1.º ciclo do
ensino básico de cinco (5) agrupamentos verticais de escolas do concelho de Valongo realizou-se
um estudo recorrendo ao inquérito por questionário e à estatística descritiva como procedimento de
análise dos dados recolhidos.
Os resultados da investigação permitem-nos inferir que o grau de concretização das
finalidades e princípios que justificaram a constituição dos agrupamentos verticais de escolas foi
bastante significativo, apesar da reconhecida necessidade de melhoria. Este grau de concretização
só terá sido possível através das dinâmicas construídas localmente, na confluência de processos
instituídos e instituintes. The creation of vertical school groups allowed by the Decree-Law no. 115-A/98, imposed by the Decree-Law no. 13313/2003 and consolidated by the Decree-Law no. 75/2008 intended to favor a sequential and articulated pathway to students, through the implementation of a curricular articulation between different levels and stages of education, pursuing of a common pedagogical project. This system of school administration and management lasted for more than a decade and has led to organizational, pedagogical, cultural and even professional changes that this research aims to identify. Under the spectrum of the application of the Resolution no. 1181/2010 of November 16th, conceiving the constitution of vertical school groups from pre-school to secondary school, currently consubstantiated by the materialization of the so-called mega school groups, this investigation focused on assessing how vertical school groups were able to achieve the aims and general principles that justified its constitution. With the main objective of knowing the perceptions of primary school teachers of five (5) vertical school groups in Valongo municipality, a research was carried out using the questionnaire survey and descriptive statistics as analysis procedure of the data collected. Research results allow us to infer that the degree of achievement of the purposes and principles that justified the creation of vertical school groups was significant, despite the recognized need for improvement. This level of achievement has only been possible through locally built dynamics, at the confluence of instituted and instituting processes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35983 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
António Alexandre Isidoro Leão.pdf | 3,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |