Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35975

TítuloUrban Games e o código Qr na aprendizagem da Geografia: um estudo com alunos de 7º ano de escolaridade
Outro(s) título(s)Urban Games and Qr codes in geography's learning: a study with 7th grade students
Autor(es)Vieira, Liliana de Sousa
Orientador(es)Coutinho, Clara Pereira
Data2014
Resumo(s)Na sociedade atual o telemóvel tem assumido uma importância que vai para além do seu uso individual para comunicar, e a prova-lo temos os resultados das diversas experiências educativas que revelam o seu potencial para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. É neste contexto de (r)evolução que surge o Mobile Learning, e associado a este os Mobile Location-Based Games, vulgo Urban Games, que são jogos mediados por dispositivos móveis que se relacionam com a localização/mobilidade do utilizador e proporcionam uma experiência de aprendizagem em contexto real. Começam também a afirmar-se os Códigos Qr que, ao permitirem a democratização dos espaços de aprendizagem, possibilitando novas abordagens educacionais que combinam o formal e o informal nas práticas de inovação pedagógica. A presente investigação tem como objetivo apresentar o processo de criação, implementação e avaliação de um Urban Game, o MobiGeo, procurando desta forma dar um contributo teórico e prático para colmatar a insuficiência, reportada na literatura, de um modelo teórico direcionado para estudar o Mobile Learning em ambientes informais de aprendizagem. O “MobiGeo” foi criado em parceria com a Casa do Conhecimento de Vila Verde e a Escola E.B. 2, 3 de Vila Verde, o tema foi a “União Europeia” e envolveu turmas do 7º ano, num total de 173 alunos. Para avaliar o impacto do MobiGeo foi adaptado um questionário, que avalia três dimensões associadas a experiências de jogos educativos: Motivação/Interesse, Interação e Aprendizagem Percepcionada. Os resultados revelam que o MobiGeo é um Urban Game ajustado para usar em ambientes de aprendizagem informal e que os alunos envolvidos no jogo apresentaram níveis elevados de motivação e interação, o que influenciou positivamente as suas percepções de aprendizagem. Verificamos ainda que a inclusão dos Códigos Qr conseguiu estimular os alunos para a descoberta de novos conteúdos, possibilitando a fusão entre o mundo real e virtual.
In today's society the phone has assumed an importance that goes beyond their individual use to communicate, and to prove it we have the results of various educational experiences that reveals its potential to improve the teaching and learning process. It is in this context of (r)evolution that arises Mobile Learning, and associated with that the Mobile Location-Based Games, or Urban Games, which are games mediated by mobile devices that are relate to the location/user mobility and provide a real learning context. Also begin to assert itself QR codes that enable the democratization of learning spaces dilating the physical boundaries of the traditional classroom, enabling new educational approaches that combine formal and informal in practices of pedagogical innovation. This research aims to present the process of designing, implementing and evaluating an Urban Game, the MobiGeo, thus seeking to give a theoretical and practical contribution to bridging the failure, reported in the literature, of a theoretical model aimed to study the Mobile learning in informal learning environments. The "MobiGeo" was created in partnership with the Knowledge House of Vila Verde and the School EB 2,3 of Vila Verde, the theme was the "European Union" and involved all classes of the 7th grade, in a total of 173 students. To assess the impact of MobiGeo was adapted a questionnaire, that evaluate three dimensions that are associated with educational games: Motivation/Interest, Interaction and Perceived Learning. The results reveals that the MobiGeo is an Urban Game set for use in informal learning environments and students involved in the game showed high levels of motivation and interaction, which positively influenced their perceptions of learning. We also found that the inclusion of Qr codes, even if an unknown application of most students, could encourage students to discover new content, enabling the fusion between real and virtual world.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35975
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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