Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35883
Título: | A construção das identidades profissionais das professoras de bebês |
Autor(es): | Martins, Ana Claúdia Ferreira |
Orientador(es): | Ferreira, Fernando Ilídio |
Palavras-chave: | Educação infantil Identidade profissional Professora Bebês Childhood education Professional identities Teacher Babies |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente estudo nasceu a partir de minha experiência profissional como professora de
bebês. O objetivo central foi descrever, conhecer, caracterizar e analisar a construção
das identidades profissionais das professoras que atuam em grupos de bebês em uma
creche conveniada, situada em uma comunidade de moradores de baixa renda. A
pesquisa foi realizada em uma instituição localizada no município de Florianópolis
região sul do Brasil. Enfoquei a trajetória profissional de três professoras, que foram os
sujeitos da pesquisa. Isto para conhecer os anseios, sentimentos, perspectivas,
impressões e produção de conhecimentos que norteiam a profissão, em uma tentativa de
contribuir para o debate da formação de professores que irão trabalhar com crianças nos
seus primeiros anos de vida. Busquei também compreender como as professoras de
bebês se constituem considerando a especificidade da educação infantil que a cada dia
vem ganhando visibilidade nos estudos da infância. O procedimento metodológico foi a
análise de conteúdo, por meio de um estudo de caso com aplicação de entrevista semiestruturada.
A bibliografia sobre o tema identidades profissionais permitiu construir esta
pesquisa de forma múltipla e dialética como são as relações humanas e profissionais. O
estudo evidenciou que a construção das identidades profissionais das professoras de
bebês é constituída por peculiaridades que denotam as particularidades de cada
professora, além de contar com as experiências profissionais produzidas pelas relações
coletivas e o percurso formativo de cada uma. Em relação a educação de bebês e a
formação das professoras para esta faixa etária verificou-se que temos grandes desafios,
tanto no Brasil como em Portugal, pois a análise das pesquisas com professoras de
bebês mostraram que muitas questões ainda precisam ser melhor consideradas e
problematizadas. This study was born from my professional experience as a teacher of babies. The main objective was to describe, understand, characterize and analyse the construction of profissional identities of teachers who has worked in an associated daycare, situated in low-income communities. The research was carried in an institution located in the municipality of Florianópolis in the Southern region of Brazil. I focused on the professinal trajectory of three teachers, who had been the research subject, to know their desires, feelings, perspective, impressions and production of knowledge that guide the profession, in an attempt to contribute to the teacher training debate who will work with children in their early years of life. I also sought to understand how the babies teachers constitute considering children's education specificity that each day has gained visibility in chilhood studies. The methodological procedures were the analysis of the content, through a case study using semi-structured interviews. The bibliography about professional identities allowed to build this multiple form and dialectic research as are human and professional relations. The study emphasized that the professional identity contruction of the babies teachers consists of peculiarities that show the characteristics of each teacher, in addition can count with professional experience produced by collective relations and the training of each one. In relation to babies education and the teacher training for this age group was found that we have great challenges, in both Portugal and Brazil, because the analysis of babies teachers reaserch showed that many questions still need to be better considered and problematized. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sócio-Cultural) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35883 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Claúdia Ferreira Martins.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |