Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35865

TítuloEstereótipos de género na gestão: o caso dos estudantes de Gestão da Universidade do Minho
Autor(es)Cardoso, Andreia Alexandra Ferreira
Orientador(es)Fernandes, Maria Emília Pereira
Palavras-chaveEstereótipos
Género
Gestão
Formação académica
Estudantes universitários de gestão
Stereotypes
Gender
Management
Academic training
University management students
Data2015
Resumo(s)A crescente feminização do ensino superior, e em particular dos cursos de gestão e a entrada feminina no mercado de trabalho representaram uma grande conquista para o sexo feminino. Todavia, e apesar dos esforços e dos inúmeros estudos com o objetivo de sensibilizar as comunidades para a desigualdade de género no mercado de trabalho e na gestão, os estereótipos perduram, sendo, por isso, urgente não esquecer o debate e colocar em prática políticas que combatam esta discriminação. Não obstante, e por ser um fenómeno que se encontra no debate público, a pesquisa empírica mostra que as desigualdades entre géneros nos vários domínios sociais, como seja, no contexto profissional e da gestão são por demais evidentes. Quando se considera a escada corporativa, ou seja, a oportunidade de as mulheres alcançarem os lugares cimeiros da organização, estas ainda enfrentam inúmeras barreiras porque são consideradas como não reunindo habilidades e caraterísticas pessoais e profissionais que as legitimem nestes cargos de topo. Assim sendo, o objetivo deste trabalho consiste em explorar os estereótipos de género e as caraterísticas e habilidades que são percebidas como requisito para alguém que exerce uma atividade de gestão, determinando em que medida a formação académica nas áreas da gestão teria impato na neutralização dos estereótipos de género. Para este efeito, foi realizado um estudo junto dos alunos de licenciatura em Gestão e dos Mestrados que derivam da Gestão, sitos na Universidade do Minho, aos quais foi aplicado um questionário em que lhes era pedido para caraterizarem diferentes estímulos-alvo: Mulher, Homem, Gestora, Homem- Gestor e Alguém que exerce Atividades de Gestão. Após o tratamento dos dados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences foi possível verificar que os resultados mostram que os alunos em Gestão, estejam eles em início de formação (1ºano), em formação de graduação (2º e 3º ano) ou em formação de pós-graduação tendem a estereotipar ao nível do género o papel profissional da figura neutra que exerce atividades de gestão, aproximando-o do estereótipo masculino mas não o distanciando totalmente, e da forma dicotómica que se esperava, do estereótipo feminino, uma vez que este hoje integra atributos que outrora pertenciam ao domínio masculino. Ao nível da formação académica, os resultados mostram que esta tem conseguido esbater a estereotipia de géneros no contexto profissional da gestão, mas não tem conseguido eliminá-la na sua plenitude. Com base em tais resultados, há avanços ao nível dos conteúdos que hoje o estereótipo feminino integra. Todavia, tais avanços implicaram uma redefinição da mulher nas dimensões privadas e/ou do contexto público e profissional que se traduziram em novas barreiras a superar.
The growing feminization of higher education, and in particular the management courses and women's entry into the labor market represented a great achievement for females. However despite the efforts and numerous studies aiming to sensitize communities to gender inequality in the labor market and management, the stereotypes persist, and therefore urgent to remember the debate and implement policies to combat this discrimination. Nevertheless, and for being a phenomenon that is in the public debate, empirical research shows that gender inequalities in various social areas, such as in the professional context and management are all too apparent. When considering the corporate ladder, that is, the opportunity for women to reach the top positions of the organization, they still face numerous barriers because they are considered as not meeting skills and personal and professional characteristics that legitimize these top positions. Therefore, the objective of this study is to explore gender stereotypes and the characteristics and skills that are perceived as a requirement for someone who exercises a management activity, determining the extent to which academic training in management would impact on neutralization of stereotypes gender. To this end, a study was conducted among undergraduate students in Management and Masters arising Management, nestled at the University of Minho, to which was applied a questionnaire in which they were asked to charaterize different target stimuli: Women, Man, Women-Manager, Man-Manager and Manager. After treatment of the data in the Statistical Package for Social Sciences was verified that the results show that students in management, whether they are at the beginning of training (1st year) in training graduate (2nd and 3rd year) or undergraduate education tend to stereotype gender level professional role of neutral figure holding management activities, approaching the male stereotype but not completely distancing, and dichotomous way as expected, the female stereotype, since this is now a member attributes that once belonged to the male domain. In terms of academic training, the results show that this has managed to blur gender stereotyping in a working environment management, but has not been able to eliminate it in its fullness. Based on these results, there are advances in terms of content that today the feminine stereotype part. Based on these results, there are advances in terms of content that today the feminine stereotype part . However, such advances required a redefinition of women in private dimensions and / or the public and professional environment which resulted in new barriers to overcome.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35865
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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Andreia Alexandra Ferreira Cardoso.pdf
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