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https://hdl.handle.net/1822/35863
Título: | As emoções e o trabalho emocional em contexto organizacional: um estudo acerca das agentes de geriatria |
Outro(s) título(s): | Emotions and emotional work in organizations: a study of the geriatric agentes |
Autor(es): | Costa, Ana Sofia Gonçalves Dias |
Orientador(es): | Fernandes, Maria Emília Pereira |
Palavras-chave: | Emoção nas organizações Trabalho emocional Trabalho em grupo IPSS Pessoas idosas Regulação emocional Emotion in organizations Emotional labor Group work Elderly people Emotion regulation |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Com este estudo pretende-se reconhecer a importância que as agentes de geriatria atribuem às suas
emoções, em contexto organizacional, e como é que estas interferem na relação destas profissionais
com as suas colegas de trabalho e com as pessoas idosas. Para Hochschild (1983), o trabalho
emocional, nos contextos organizacionais, refere-se ao ato de gerir e exibir emoções apropriadas às
situações/eventos que ocorrem em contexto de trabalho, ou seja, ao ato de expressar emoções
socialmente esperadas para o serviço prestado, em função de um salário. Neste caso, o nosso contexto
organizacional são as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) e as participantes do
estudo são, como já referido, as agentes de geriatria.
Considera-se um estudo atual e relevante, pois o estudo das emoções e do trabalho emocional em
contexto organizacional é um tema em desenvolvimento dentro do comportamento organizacional e o
grupo profissional selecionado pouco estudado dentro desta temática.
Neste estudo foram entrevistadas quinze agentes de geriatria que exercem funções em sete IPSS’s
do distrito de Braga. Optamos por uma metodologia qualitativa de carácter exploratório assente no
paradigma fenomenológico. A vivência das emoções influencia e interfere mais notoriamente na relação
interpessoal das agentes de geriatria, afetando na maioria dos casos negativamente a sua relação com
as colegas de trabalho, não se verificando o mesmo na relação estabelecida com as pessoas idosas que,
apesar de não ser sempre pacífica, pode ser caracterizada como marcada por uma constante procura
de (re)equilíbrio emocional. Refira-se ainda que as agentes de geriatria que recorrem ao uso do trabalho
emocional fazem-no de forma inconsciente e agindo de boa-fé para que as pessoas idosas não se sintam
mais abatidas em relação ao seu estado de saúde. Confirmou-se ainda, a ausência de “regras de
exibição” das emoções, veiculadas e propostas pelas IPSS’s, a não ser ao nível da prestação de cuidados
de qualidade. O presente trabalho procura assim contribuir para que se reflita sobre a importância das
emoções e a relevância da sua gestão numa profissão relacional e emocionalmente tão exigente como é
a das agentes de geriatria. Por outro lado, traz para a discussão académica uma profissão de extrema
importância na atualidade, e seguramente nos próximos tempos, e que tem frequentemente sido
esquecida pela investigação. Por fim, espera-se ajudar a formular políticas de gestão e recursos humanos
que permitam apoiar estas profissionais na gestão das emoções. This study is intended to recognize the importance of the geriatrics agents attach to their emotions in organizational context, and how these interfere with the relationship of these professionals with their coworkers and the elderly people. For Hochschild (1983), the emotional work in organizational contexts, refers to the act of managing and displaying emotions appropriate to situations/events that occur in the context of work, i.e. the act of expressing emotions socially expected for the service provided, on the basis of a salary. In this case, our organizational context are the Private Institutions of Social Solidarity (IPSS’s) and the participants of the study are, as already mentioned, the agents of geriatrics. It is considered a current and relevant study, because the study of emotions and emotional work in organizational context is a theme in development within the organizational behavior and the professional group selected little studied within this theme. In this study we interviewed fifteen agents of geriatrics who exercise functions in seven IPSS ' s of the district of Braga. We opted for a qualitative methodology of exploratory character based on phenomenological paradigm. The experience of emotions influence and interfere in interpersonal relationship most notably of geriatrics agents, in most cases adversely affecting your relationship with coworkers. The same behaviour is not verified in the relationship established with the elderly people who, although not always be peaceful, may be characterized as marked by a constant search for (re) emotional balance. It should be noted that the agents of geriatrics who resort to the use of emotional work, do it unconsciously and acting in good faith so that the elderly people do not feel more slaughtered in relation to its state of health. It also confirmed, the absence of "display rules" of emotions, broadcast and proposed by the IPSS's, except at the level of quality care. This paper seeks to contribute to reflect on the importance of emotions and the relevance of its management in a relational profession and emotionally as fussy as the agents of geriatrics. On the other hand, brings to the academic discussion a profession of utmost importance at the present time, and surely in the near future, and that has often been overlooked by research. Finally, it is expected help formulate policies of management and human resources permitting support these professionals in the management of emotions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35863 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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