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TítuloA voz do utilizador na mediamorfose da Rádio: a interactividade e os consumos radiofónicos do início do séc. XXI
Outro(s) título(s)The user’s voice in Radio’s mediamorphosis: interactivity and radio consumptions in early XXI century
Autor(es)Portela, Pedro José Ermida Figueiredo Fernandes
Orientador(es)Pinto, Manuel
Data27-Jan-2015
Resumo(s)A rádio enfrenta actualmente uma das suas fases mais desafiantes de sempre, tanto do ponto de vista dos modos de produção como na perspectiva da relação que mantém com os ouvintes/utilizadores. Sob o prisma dos estudos de recepção, nesta investigação procurámos perceber um pouco melhor o sentido das alterações verificadas na utilização deste meio, considerando as mudanças que a internet provocou no ecossistema radiofónico, nomeadamente através da ampliação da oferta de novas ferramentas de comunicação — caracterizadas principalmente pela interactividade e assincronia. Buscámos, portanto, indagar se a mediamorfose da rádio estaria a ser acompanhada por uma transformação essencial nos hábitos de consumo, ou seja, por uma conversão do ouvinte tradicional em ouvinte interactivo. Observámos a rádio e os principais desafios que é chamada a enfrentar no século XXI, nomeadamente: a existência de novos serviços áudio; a introdução de dispositivos e de plataformas multimédia, capazes de matizar os consumos e expandir a respectiva mobilidade; a dicotomia local/ global; as modificações sociais verificadas na sociedade em rede; a alteração da temporalidade, através da qual a rádio funde passado, presente e futuro; as possibilidades inovadoras colocadas aos programadores; e a renovação exigida quer por novas concepções estéticas quer pela expansão das possibilidades narrativas. Perspectivando a interactividade como um apanágio singular da rádio, desde sempre desejada e muitas vezes materializada, enunciámos possibilidades de consumo online. Desse modo foi possível construir o conceito de ouvinte interactivo, que orientou o nosso estudo empírico. Ao mesmo tempo, reflectimos acerca das possibilidades de transferência de audiências da rádio tradicional para o canal online. Assim, apoiados numa abordagem teórico-metodológica enquadrada na perspectiva dos usos e gratificações, elaborámos um questionário destinado aos utilizadores da rádio na internet. Os dados obtidos permitiram-nos perceber hábitos de consumo online muito próximos daqueles tradicionalmente ocorridos no canal hertziano e constatar que o perfil do ouvinte interactivo não tem (ainda?) significado social.
Radio faces one of its most challenging periods, both in terms of modes of production and in terms of relation with its listeners/users. Under the broad framework of reception studies we have sought to apprehend recent changes in the usage of this medium resulting from the emergence of the Internet and its effects, namely the increase in interactive and asynchronous communication tools. We have thus sought to observe if radio’s mediamorphosis was being accompanied by a fundamental shift in consumption habits to the point of configuring a change from listener to interactive listener. We have observed radio and its most pressing challenges, namely the existence on new audio services, the appearance of mobility centred multimedia devices and platforms, the local/global dichotomy, social changes prompted by the network society, changes in temporality allowing for Past, Present, and Future mergers, innovative possibilities for programmers, and aesthetic and narrative demands for renewal. Departing from interactivity and its more often desired than materialized close alliance with radio we have enunciated online consumption possibilities. For the purpose of guiding our empirical study we have subsequently proposed the concept of interactive listener. Simultaneously we have discussed the possibility of audience transferal from traditional radio to the online offerings. Anchored by a theoretical-methodological approach centred on uses and gratifications readings we have prepared a questionnaire for Internet radio users. The collected data allowed us to perceive consumption habits very similar to those of traditional hertzian usage and to infer that the interactive listener profile does not (yet) have social significance.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Comunicação (área de especialização em Media Interactivos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35828
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

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