Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35795
Título: | O contributo da documentação pedagógica para compreender, estimular e tornar visível as aprendizagens das crianças |
Outro(s) título(s): | The contribution of pedagogical documentation to understand, encourage and make visible the children's learnings |
Autor(es): | Guimarães, Patrícia da Silva |
Orientador(es): | Vieira, Fátima |
Palavras-chave: | Documentação pedagógica Desenvolvimento das aprendizagens Desenvolvimento profissional Pedagogical documentation Learning development Professional development |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este relatório apresenta o projeto desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I do
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Este projeto fundamenta-se numa ideologia educacional sócio-construtivista e surge a partir de uma
visão democrática dos processos educacionais e do direito das crianças obterem uma educação de qualidade.
Pretendeu-se utilizar a documentação pedagógica no quotidiano educativo para compreender o
contributo que este instrumento pode dar no processo de desenvolvimento das aprendizagens das crianças e
do profissional. Neste projeto pretende-se conhecer e compreender, por experiência própria, o apoio que a
documentação pedagógica pode dar no desenvolvimento das aprendizagens das crianças, a importância da
documentação pedagógica para as crianças e para os encarregados de educação, o contributo da
documentação pedagógica no meu desenvolvimento profissional em estágio.
Para cumprir com estes objetivos procedeu-se: (i) à revisão da literatura sobre: a especificidade do
perfil profissional do educador de infância, a documentação pedagógica (na abordagem de Reggio Emilia e na
perspetiva pedagógica da Associação Criança, a Pedagogia-em-Participação); (ii) à documentação pedagógica,
nos diversos momentos da rotina diária; (iii) à planificação das situações educacionais com base nessa
documentação pedagógica; (iv) à reflexão das situações educacionais através da documentação pedagógica;
(v) à devolução da documentação pedagógica às crianças e aos pais / encarregados de educação.
Este projeto põe em evidência:(i) o papel da documentação pedagógica no apoio ao desenvolvimento
de competências profissionais no âmbito: do ciclo da observação, planificação, ação e reflexão, do reforço da
intencionalidade pedagógica e dos estilos de interação entre adulto-criança(s); (ii) a documentação pedagógica
como estratégia para: dar continuidade às aprendizagens das crianças e apoiá-las na construção das
mesmas, garantir que os interesses, as necessidades e as motivações das crianças estejam a ser ouvidas e
correspondidas pelo adulto, e garantir o direito de desempenharem as atividades com energia; (iii) a
documentação pedagógica como um meio para incitar o diálogo entre as crianças/criança-adulto dos
acontecimentos vividos; (iv) a documentação pedagógica como estratégia de comunicação e criação de laços
entre dois microssistemas (família-Jardim de Infância). This report presents the project developed in «Supervised Teaching Practice I», subject included in the Master in Preschool Education and Primary Education. This project is based on a socio-constructivist educational ideology and arises from a democratic vision of educational processes and the right of children to get a quality education. It was intended to use pedagogical documentation to understand the contribution that this tool can give in the learning´s development process of the children and the professional. This project aims to know and understand, from myself experiences, the support that pedagogical documentation can give in the children´s learning development, the importance of pedagogical documentation for the children and the families, the contribution of pedagogical documentation in my professional development. In order to fulfil this target I precede: (i) the literature review about: the specificity of the professional profile of the kindergarten teacher, pedagogical documentation (in the Reggio Emilia approach and pedagogical perspective of Childhood Association, Pedagogy-in-Participation); (ii) the pedagogical documentation, at different times of the daily routine; (iii) the planning of educational situations based on the pedagogical documentation;. (iv) the reflection of educational situations through pedagogical documentation, (v) the sharing of pedagogical documentation with children and parents. This project reveals: (i) the role of pedagogical documentation in the support of professional competence development in the following issues: in the observation, planning, action and reflection cycle, the enhancing of pedagogical intentionality and the styles of interaction between adult-child(ren); (ii) pedagogical documentation as a strategy: to provide continuity on children´s learning and support them in its building, ensure that the interests, needs and motivations of children are being heard and responded by the adult, and ensure the right of carry out activities with energy; (iii) pedagogical documentation as a medium to encourage dialogue between children and child-adult of lived events; (iv) the pedagogical documentation as a strategy to communicate and build links between two microsystems (family -kindergarten). |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35795 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Patrícia Guimarães_2014.pdf Acesso restrito! | 4,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |