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TitleCurrículo e profissionalidade docente: uma análise curricular do curso de administração da Universidade Federal do Tocantins - Brasil
Author(s)Will, João Manuel de Sousa
Advisor(s)Pacheco, José Augusto
KeywordsCurrículo
Curso de administração
Decisões curriculares
Organização e estruturação curricular
Prática curricular na sala de aula
Curriculum
Course directors
Curriculum decisions
Curricular organization and structuring
Curricular practice in the classroom
Issue date22-Jan-2015
Abstract(s)O estudo do currículo do curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins-Brasil foi realizado a partir das decisões curriculares dos professores e teve como base os seus saberes, competências, habilidades e atitudes. Desenvolveu-se no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal, com objetivo de estabelecer as relações teórico-práticas na organização e estruturação do currículo e na prática curricular, mediante as decisões curriculares dos professores do curso de administração da UFT no processo de articulações entre currículo oficial e o currículo local no âmbito dessa universidade. A metodologia do trabalho foi constituída por uma amostra de 20 professores e 180 alunos. A natureza da investigação foi qualitativa e quantitativa, com aplicação de inquéritos por questionários, entrevistas e análise documental. A análise foi orientada pelos instrumentos de mensuração: escala de hierarquia e escala de Likert, com apoio do SPSS para a tabulação dos dados dos questionários. A análise das entrevistas e documentos foi viabilizada pela análise de categorias empíricas, que foram emergindo em cada documento com auxílio do Nvivo 2010, para a codificação e categorização dos dados. Os resultados evidenciaram o desencontro entre as decisões de prioridade máxima dos professores e expectativas dos alunos relacionadas à organização e estruturação curricular, à prática curricular em sala de aula e a prática de avaliação. O grau de importância na dimensão dos saberes e competências científicas, saberes e competências didático-pedagógicas necessárias para lecionar no curso de Administração se assemelhara e se diferenciara no ponto de vista dos professores e dos alunos. Na questão ética na prática curricular em sala de aula, também houve semelhanças e divergências no ponto de vista dos professores e alunos. Os resultados indicaram a necessidade de qualificação na área da docência e envolvimento dos alunos com a sua própria formação. Conclui-se que há necessidade dos professores priorizarem decisões que envolvam os alunos na compreensão dos fundamentos e da base de sustentação do currículo. Sugere-se a articulação entre as prioridades docentes e expectativas dos alunos referentes à prática curricular em sala de aula, bem como, a caracterização dos saberes, competências científicas e didático-pedagógicas, e ainda, da questão da ética no contexto curricular de sala de aula.
The study of curriculum of course of administration of the Federal University of Tocantins, Brazil was conducted from the curricular decisions of teachers and was based on their knowledge, skills, abilities and attitudes. It was developed at the Institute of Education, University of Minho, Portugal, with the objective of establish the theoretical and practical relation in organizing and structuring the curriculum and curricular practice through the curriculum decisions of professors of administration of UFT in the process of articulation between official curriculum and local curriculum within the university. The methodology of the study was composed with a sample of 20 teachers and 180 students. The nature of investigation was qualitative, quantitative approaches, with questionnaires and interviews; and related documents. The analysis was guided by the instruments of measurement data from the questionnaires with the scale of hierarchy and Likert scale, with support from SPSS to tabulate the data from the questionnaires. Interviews and documents were made possible by the measurement analysis of empirical categories that emerged in each document, with the aid of Nvivo 2010 for the coding and categorization of data. The results show the mismatch between the decisions of the highest priority for teachers and top students´expectations concerning the organization and curriculum structure; curricular practice in the classroom and assessment practice. The degree of importance both for teachears and for students resembled and differentiated in scientific knowledge dimension; and knowledge and pedagogical skills necessary to teacher in the course of administration. In practical etchics in the curriculum in the classroom, there were also similarities and differences in the point of view of teachers and students. The results indicated the need for qualification in the area of teaching and the need for involvement of students with their own training. We conclude that it is necessary that the professors of course of administration of UFT prioritize decisions that involve the students in understanding the fundamentals and base of support of the curriculum; being indispensable the articulation of priorities between teachers and student’s expectations regarding curriculum practice in the classroom, as well as the knowledge and scientific skills and didactic-pedagogic and also with regard to the question of ethics in the curriculum context of the classroom.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35792
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento

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