Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35743
Título: | Transporte ativo para a escola e a sua relação com o IMC: um estudo em adolescentes de uma escola secundária de Guimarães: relatório de estágio |
Outro(s) título(s): | Active transportation to school and its relationship with BMI: a study of adolescents in a secondary school Guimarães: practicum report |
Autor(es): | Sousa, Hélder Cirilo Ribeiro de |
Orientador(es): | Pereira, Beatriz Oliveira |
Palavras-chave: | Educação física Transporte ativo Índice de massa corporal (IMC) Physical education Active transport BMI |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório está enquadrado no 2º ciclo de estudos para a obtenção do grau de
mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, da Universidade do
Minho, referente ao ano letivo de 2013/2014.
Este relatório é um documento individual que visa descrever e refletir sobre a minha
participação enquanto Professor de Educação Física e apresentar as soluções encontradas para
os problemas que surgiram e demonstrar a minha evolução enquanto docente.
Desta forma começo por fazer um enquadramento pessoal, exibindo as minhas expetativas,
e um enquadramento institucional referindo o contexto onde este estágio foi realizado.
No que concerne à Realização da Prática Profissional, são caracterizadas, ao longo do
relatório três grandes áreas que comtemplam todo este processo, previstas no Documento
Orientador de Estágio Profissional.
Comecei por abordar a organização e gestão do ensino e da aprendizagem onde foram
abordadas as conceções de estágio, passando pelos planeamentos, pela parte da realização e por
último a avaliação do processo de ensino. De seguida é referida a participação na escola e relação
com a comunidade demonstrando que a participação em eventos para toda a comunidade
educativa dinamizam a escola e são fonte de aprendizagem.
Relativamente à formação e investigação educacional em Educação Física elaborei um
estudo sobre o transporte ativo nas rotinas de vida dos jovens e se este está relacionado com o
Índice de Massa Corporal (IMC). A amostra é composta por 151 alunos do 11º e 12º anos de
escolaridade. Verificou-se que a maior parte da amostra utiliza deslocamento passivo para a escola
(77,5%) e que o autocarro é o transporte mais utilizado por ambos os géneros. Existe uma maior
tendência para o género masculino se deslocar de forma ativa, ao mesmo tempo que existem
mais alunos com excesso de peso no deslocamento passivo no trajeto casa/escola. This report is framed in the 2nd cycle of studies for obtaining the master's degree in teaching of physical education in the Basic and secondary Educations, University of Minho, referring to academic year 2013/2014. This report aims to describe and reflect on my practicum as a physical education teacher and present the solutions found to the problems to make me a more competent teacher. I started by making a personal background, displaying my expectations, and an institutional framework the context where this internship was performed. With regard to the implementation of the professional practice, are characterized along three major areas report that this whole process, as set out in Document Advisor of Traineeship. I started by addressing the organization and management of teaching and learning where they addressed the concessions, through the planning stage, the part of the Director and finally the evaluation of the teaching process. Then is referred to the participation in school and community relationship showing that participation in events for the entire educational community streamline school and are a source of learning. In relation to training and educational research in physical education elaborated a study on active transport in the lives of young people and routines if this is related to body mass index (BMI). The sample is composed of 151 students in the 11th and 12th years of schooling. It was found that most of the sample uses passive displacement to school (77.5%) and that the bus is the most widely used transport for both genders. There is a greater tendency for the males move actively, at the same time that there are more overweight students at offset liabilities on the path home/school. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35743 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hélder Cirilo Ribeiro de Sousa.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |