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TítuloTransporte ativo para a escola e a sua relação com o IMC: um estudo em adolescentes de uma escola secundária de Guimarães: relatório de estágio
Outro(s) título(s)Active transportation to school and its relationship with BMI: a study of adolescents in a secondary school Guimarães: practicum report
Autor(es)Sousa, Hélder Cirilo Ribeiro de
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveEducação física
Transporte ativo
Índice de massa corporal (IMC)
Physical education
Active transport
BMI
Data2014
Resumo(s)O presente relatório está enquadrado no 2º ciclo de estudos para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, da Universidade do Minho, referente ao ano letivo de 2013/2014. Este relatório é um documento individual que visa descrever e refletir sobre a minha participação enquanto Professor de Educação Física e apresentar as soluções encontradas para os problemas que surgiram e demonstrar a minha evolução enquanto docente. Desta forma começo por fazer um enquadramento pessoal, exibindo as minhas expetativas, e um enquadramento institucional referindo o contexto onde este estágio foi realizado. No que concerne à Realização da Prática Profissional, são caracterizadas, ao longo do relatório três grandes áreas que comtemplam todo este processo, previstas no Documento Orientador de Estágio Profissional. Comecei por abordar a organização e gestão do ensino e da aprendizagem onde foram abordadas as conceções de estágio, passando pelos planeamentos, pela parte da realização e por último a avaliação do processo de ensino. De seguida é referida a participação na escola e relação com a comunidade demonstrando que a participação em eventos para toda a comunidade educativa dinamizam a escola e são fonte de aprendizagem. Relativamente à formação e investigação educacional em Educação Física elaborei um estudo sobre o transporte ativo nas rotinas de vida dos jovens e se este está relacionado com o Índice de Massa Corporal (IMC). A amostra é composta por 151 alunos do 11º e 12º anos de escolaridade. Verificou-se que a maior parte da amostra utiliza deslocamento passivo para a escola (77,5%) e que o autocarro é o transporte mais utilizado por ambos os géneros. Existe uma maior tendência para o género masculino se deslocar de forma ativa, ao mesmo tempo que existem mais alunos com excesso de peso no deslocamento passivo no trajeto casa/escola.
This report is framed in the 2nd cycle of studies for obtaining the master's degree in teaching of physical education in the Basic and secondary Educations, University of Minho, referring to academic year 2013/2014. This report aims to describe and reflect on my practicum as a physical education teacher and present the solutions found to the problems to make me a more competent teacher. I started by making a personal background, displaying my expectations, and an institutional framework the context where this internship was performed. With regard to the implementation of the professional practice, are characterized along three major areas report that this whole process, as set out in Document Advisor of Traineeship. I started by addressing the organization and management of teaching and learning where they addressed the concessions, through the planning stage, the part of the Director and finally the evaluation of the teaching process. Then is referred to the participation in school and community relationship showing that participation in events for the entire educational community streamline school and are a source of learning. In relation to training and educational research in physical education elaborated a study on active transport in the lives of young people and routines if this is related to body mass index (BMI). The sample is composed of 151 students in the 11th and 12th years of schooling. It was found that most of the sample uses passive displacement to school (77.5%) and that the bus is the most widely used transport for both genders. There is a greater tendency for the males move actively, at the same time that there are more overweight students at offset liabilities on the path home/school.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35743
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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