Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35740

TítuloAs rotinas de vida diária e o sucesso escolar: o nível de atividade física diária e o sucesso académico em rapazes adolescentes: relatório de estágio
Outro(s) título(s)The daily life's routines and the school success: level of daily physical activity and the academic achievement in adolescent boys
Autor(es)Silva, Hilário
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveAtividade física
Educação física
Sucesso académico
Physical activity
Academic achievement
Physical education
Data2014
Resumo(s)A concretização do relatório de estágio insere-se no plano de estudos do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade do Minho, no âmbito do estágio profissional. Este documento autentica os acontecimentos e experiências derivadas das práticas desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico 2013/2014. O desenvolvimento pessoal e profissional do professor estagiário torna-se o principal objetivo deste estágio pedagógico, uma vez que se enquadra no modelo de formação de professores. Posto isto, neste documento reflete-se sobre o trabalho e as dificuldades sobressaídas durante este ano letivo nas variadas tarefas executadas. Além disso, patenteiam-se as estratégias desenvolvidas, os objetivos desejados, assim como as metas obtidas. O produto destas reflexões culminou num fundamental alicerce para o desenvolvimento de toda a atividade docente. Este relatório subdivide-se em três partes distintas. A primeira refere-se à organização e gestão do ensino aprendizagem, a segunda diz respeito à escola e relação com a comunidade e, por fim, a terceira destina-se a uma componente científica, nomeadamente, à parte de investigação e desenvolvimento profissional. No que concerne à parte investigativa, o tema a estudar designou-se por “As Rotinas de vida diárias e sucesso escolar – O nível de atividade física diária com o sucesso académico em rapazes adolescentes”. Este tema tem como finalidade: a) identificar o nível de atividade física (nas rotinas diárias) e o sucesso académico em rapazes adolescentes; b) comparar o nível de atividade física dos rapazes com e sem sucesso académico; c) verificar se os alunos cumprem os mínimos de atividade física recomendados; d) perceber a influência da Educação Física sobre a atividade física diária recomendada e, e) perceber quando os alunos realizam mais atividade física, se à semana ou ao fim-de-semana. A amostra é composta por 64 rapazes adolescentes, com média de 11,5 anos de idade. A seleção da mesma deu-se numa Escola Básica pertencente ao distrito de Braga, Portugal. No que concerne aos resultados, a maior parte da amostra (61%) não cumpre os mínimos de Atividade Física recomendada pela OMS. Verificou-se ainda uma relação positiva entre a intensidade de atividade física e o sucesso académico (p=0,031), em que e os alunos que apresentaram maiores intensidades de atividade foram os que obtiveram melhores resultados escolares.
The accomplishment of the internship report is part of the syllabus of a Master's degree in Teaching Physical Education at the Basic and Secondary Education Level of the University of Minho, in the scope of a professional internship. This document authenticates the events and experiences derived from practices developed during the Student Teaching 2013/2014. The personal and professional development of the trainee teacher becomes the main objective of this student teaching, since it falls within the teacher training model. Having said that, it is reflected and presented in this document the protruding difficulties during this school year in the various tasks performed. The strategies developed, the desired aims, as well as the goals obtained are revealed. The product of these reflections culminated in a fundamental foundation for the development of all teaching activities. This report is divided into three distinct parts. The first one refers to the organization and management of teaching and learning process, the second one relates to the school and the relationship with the community, and last but not least, the third one intended to a scientific component, namely the part of research and professional development. As far as research is concerned, the theme to study was the "Daily life routines and school success – Level of daily physical activity and the academic achievement in adolescent boys”. This theme´s purpose is: a) to Identify the level of physical activity (in daily routines) and academic success in adolescent boys; b) to compare the level of physical activity among boys with and without academic success; c) to verify if students meet the minimum recommended physical activity; d) to understand the influence of physical education on the recommended daily physical activity and e) to understand when students undertake more physical activity, if it is either during the week or the week-end. The sample consists of 64 adolescent boys with a mean age of 11.5 years old. This sample´s selection took place in a Basic Education School located at the Braga district, in Portugal. Regarding the results, the majority of the sample (61%) did not meet the minimum of physical activity recommended by the WHO. There was also a positive relationship between the intensity of physical activity and academic success (p=0,031), students who showed higher levels of activity obtained the best academic results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35740
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Hilário Rui de Carvalho Cerqueira Lima da Silva.pdf2,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID