Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/35732

TitleO contributo dos manuais escolares no ensino da química: um estudo com alunos do 9º ano
Other titlesThe contribution of textbooks to the teaching of chemistry: a study with 9th grade students
Author(s)Novais, Maria do Carmo Ribeiro
Advisor(s)Afonso, Ana Sofia
Issue date2014
Abstract(s)Os manuais escolares são o recurso mais usado no processo de ensino e de aprendizagem. Estes constituem também um dos principais recursos pedagógicos dos alunos e são, muitas vezes, a sua única fonte de informação científica. Para além disso, o manual escolar é de adoção obrigatória nas escolas. Tendo em conta estes aspetos, o presente relatório de estágio, inserido na unidade curricular do estágio profissional do mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino básico e no Ensino secundário, relata uma intervenção pedagógica, com alunos de uma turma do 9º ano de escolaridade, centrada no uso do manual escolar nas aulas de Química. Mais concretamente, o estudo tinha como objetivos gerais, promover atitudes mais positivas face ao manual escolar e promover a sua leitura nas aulas de Ciências Físico-Químicas. Esta intervenção pedagógica revelou-se pertinente para os alunos da turma de intervenção, na medida em que a aplicação de um questionário de opinião aos alunos, antes da intervenção pedagógica, revelou que a maioria dos alunos não gosta de ler o manual escolar apesar de o considerar importante na aprendizagem da Física e da Química. Após a implementação de atividades de leitura do manual escolar na sala de aula, foi aplicado um questionário de opinião que visava analisar a perceção dos alunos acerca das estratégias de leitura aplicadas no decorrer da intervenção pedagógica. Procedeu-se também à análise do modo como os alunos compreenderam alguns textos do manual escolar durante a implementação da estratégia. De um modo geral, os resultados obtidos indicam que os alunos gostaram de realizar as atividades com recurso ao manual escolar mas que a compreensão dos textos do manual escolar ainda suscita alguma dificuldade de compreensão. Na verdade, esta restringiu-se à compreensão de frases soltas do texto ou à reprodução do texto na forma verbal ou gráfica. Apesar da manifesta existência de dificuldades por parte dos alunos, é de referir que estes demonstraram interesse e empenho na realização das atividades com recurso à leitura do manual escolar.
Textbooks are the most used resource in the process of teaching and learning. They are also one of the main pedagogical resource used by students, who often see them as the unique source of scientific information. Besides, in Portugal, the adoption of textbooks is compulsory. Having in consideration this aspects, this report of professional practice, inserted in the curricular unit “professional practice” of the master degree in Teaching of Physics and Chemistry in Secondary School, describes a pedagogical intervention, with 9th-grade students. The focus of the intervention is on the use of textbooks in chemistry classes. More specifically, the study aims at enhancing reading of textbooks in chemistry classes and at promoting students’ attitudes towards textbooks. This pedagogical intervention was regarded as suitable by the class. In fact, an opinion questionnaire applied before the intervention showed that the majority of students do not like reading textbooks but consider them important in the learning of physics and chemistry. After implementing reading activities in the classroom, another opinion questionnaire was applied to the students. This questionnaire aimed at analysing students’ perception of the reading activities. In addition, it was also analysed how students understood some texts from the textbook during the course. In general, results show that students like to perform the activities that make use of the chemistry textbook. However, students revealed difficulties in understanding the texts of the textbook. Their comprehension was restricted to an understanding of loose sentences of the text or to the reproduction of the text. In spite of this difficulty in understanding, students showed interest and engaged in the activities that were proposed and that made use of the textbook.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35732
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria do Carmo Ribeiro Novais.pdf3,33 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID