Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35727

TítuloAs tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na formação inicial de professores em Benguela
Autor(es)Fernandes, Joana Catarina Florença
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveTecnologias da informação e comunicação (TIC)
Formação inicial de professores
Educação em Angola
Recursos pedagógicos
Metodologias de ensino
Information and communication technologies (ICT)
Initial teacher education
Education in Angola
Educational resources
Teaching methods
Data2014
Resumo(s)As novas tecnologias ocupam na actualidade um papel importante na sociedade e nos seus vários sectores de actividade sendo claro que o domínio das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) é um facto relevante não só no acesso ao emprego mas também no desempenho mais eficaz de grande parte das profissões. Esta investigação analisa então se as TIC estão também presentes no contexto educativo Angolano nomeadamente nas escolas de formação de professores. Desta forma, desenvolveu-se o estudo analisando os programas de metodologias de ensino e aplicando inquéritos por questionário aos professores do subsistema de formação de professores. Com o estudo dos programas foi possível concluir que não está presente nestes documentos o uso das TIC como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Com a análise dos questionários foi possível apurar que, embora os professores estejam sensibilizados para as vantagens que as TIC podem ter no desempenho das suas tarefas, estes profissionais ainda não as utilizam na sua prática docente seja porque a escola não tem esses recursos tecnológicos ou porque as salas não estão adaptadas de forma a poder acolher esses novos mediadores de ensino. Aliada a esta falta de recursos e condições está também a falta de conhecimentos na área das TIC que muitos professores ainda revelam. A disciplina de informática deveria então colmatar essa falha mas a reduzida carga horária e o elevado número de alunos por turma não permite dotar os alunos de competências suficientes para que as TIC possam ser uma mais-valia na sua profissão docente. Torna-se assim fundamental que o interesse manifestado pelos governantes angolanos na modernização do sistema educativo, apostando fortemente nas TIC, passe à prática no sentido de que estas tecnologias possam de facto fazer a diferença no processo de ensino-aprendizagem e dotar as novas gerações de competências que lhes possam beneficiar no acesso à informação, ao conhecimento e ao emprego.
New technologies, currently, occupy an important role in society and its various sectors being clear that the field of information and communication technologies (ICT) is a relevant fact not only in access to employment but also in more effective performance in much of the professions. This study examines whether ICTs are also present in the Angolan’s educational context particularly in schools of teachers’ education. Thus, we developed the study analyzing teaching methodologies programs and applying questionnaire surveys to teachers in their formation subsystem. With the study of the programs, we conclude that is not present in these documents the use of ICT as a mediator of the teaching-learning process. The analysis of the questionnaires found that, although teachers are aware of the benefits that ICT can have on their duties, these professionals still do not use it in their teaching practice because the school does not have these technological resources or the classrooms are not adapted to receive these new mediators’ teaching. Coupled with this lack of resources and conditions is also the lack of knowledge in ICT that many teachers still show. The subject of informatics should fill this gap but the reduced workload and the high number of students per class does not provide students with enough skills for that ICT will be an asset in their teaching profession. It thus becomes essential that the interest shown by Angolan´s governors in modernizing the education system, investing heavily in ICT, continue to practice in the sense that these technologies may actually make a difference in the teaching-learning process and to provide new generations of skills that can benefit them accessing to information, knowledge and employment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35727
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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