Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/35632

TitleO relatório e contas como instrumento de comunicação: estudo de caso do grupo DST
Other titlesThe annual report as a communication tool: the case study of DST group
Author(s)Gomes, Patrícia Filipa Silva
Advisor(s)Oliveira, Lídia
KeywordsRelatório e contas
Elementos paratextuais
Denotação
Conotação
Estudo de caso
Annual report
Paratextual elements
Denotation
Connotation
Case study
Issue date2015
Abstract(s)Esta investigação visa o estudo do relatório e contas como um instrumento de comunicação entre as organizações e os seus stakeholders. Observa-se uma evolução no âmbito do relatório e contas no que respeita ao seu conteúdo, no relato de informações não financeiras, e ao seu formato e design, na inovação como é apresentado. Este estudo suporta-se na teoria literária para o estudo dos relatórios e contas pelas suas qualidades narrativas, recorrendo às abordagens de Roland Barthes e de Gérard Genette. O objetivo principal desta investigação consiste em analisar e compreender os elementos paratextuais contidos no relatório e contas e perceber quais as motivações que levam uma empresa a incorporá-los neste documento. O estudo empírico envolve a realização de um estudo de caso relativo ao grupo DST, com a análise dos Relatórios e Contas consolidados de 2008 a 2013 da empresa DST SGPS, S.A. Inserido no âmbito da investigação interpretativa, são utilizados métodos qualitativos, nomeadamente, análise documental aos relatórios e contas e realização de entrevistas semiestruturadas às pessoas responsáveis e intervenientes na idealização e elaboração dos relatórios e contas. A análise dos relatórios e contas permite identificar a presença de elementos paratextuais à luz de Genette (1997), tais como: o formato físico, a capa, o nome do autor, o título, as epígrafes (citações, legendas e símbolos ou imagens visuais) e o prefácio (a mensagem do presidente). Ainda, através da abordagem de Barthes (1977), verifica-se que a mensagem transmitida pelos elementos paratextuais pode apresentar sentidos denotativos e conotativos, que podem ser interpretados de diferentes formas, por diferentes leitores. As motivações subjacentes à incorporação de elementos paratextuais nos relatórios e contas do grupo DST, segundo os entrevistados, decorrem da intenção de transmitir a identidade e cultura organizacional, a credibilidade das contas, a diferenciação, os valores organizacionais, as vertentes de responsabilidade social e de apoio à cultura.
This research aims to study the annual report as a communication tool between organizations and their stakeholders. There has been an evolution in content (reporting non-financial information) and format and design of the annual report. Supported by literary theory, this study focuses on annual report in what concerns its narrative qualities, using the approaches of Roland Barthes and Gérard Genette. The main objective of this research is to analyse and understand the paratextual elements contained in the annual report and understand the motivations that lead a company to incorporate them in this document. The empirical study involves the case study of DST group, with the analysis of its consolidated annual reports from 2008 to 2013. Adopting an interpretative research, qualitative methods are used, such as: document analysis of the annual reports and semi-structured interviews to the intervenient individuals on the preparation process of the annual reports. The analysis of annual reports allows identifying the presence of paratextual elements, according to the theory of Genette (1997), such as the physical format, the cover, the authorship, the title, the epigraphs (quotations, legends and symbols or visual images) and the preface (Chairman’s Statement). Further, through the Barthes (1977) approach, it is confirmed that the message transmitted by paratextual elements may have denotative and connotative meanings, which can be interpreted in different ways by different readers. The motivations for the incorporation of paratextual elements in the annual reports of the DST group, according to interviewees, result of the intention to convey the identity and organizational culture, the accounts’ credibility, differentiation, organizational values, corporate social responsibility aspects, and the relation to culture and arts' support.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Contabilidade
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35632
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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