Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35592

TítuloÍndia: estudo de mercado, caso da Enancer Electrónica S.A.
Autor(es)Pires, Maria José Antunes
Orientador(es)Cabral, Manuel de Herédia
Pereira, Marisa
Palavras-chaveInternacionalização
Mercado Indiano
Modos de entrada
Internationalization
Indian market
Entry modes
Data2014
Resumo(s)Vivemos cercados de incertezas em qualquer lugar e em qualquer lugar no tempo. Vivemos na certeza das infinitas oportunidades na interligação entre as várias aldeias do mundo. E por isso exploramos os melhores caminhos através de gráficos, de métodos, de livros, de tratados e de regras para derrubar os nossos obstáculos e comercializar produtos e serviços à escala mundial. É nesta linha de pensamento que se inicia este trabalho na senda da empresa Enancer Eletrónica S.A. na conquista de novos mercados. A sua estratégia de negócios internacionais inclui um estudo do mercado indiano e as suas potencialidades para exportação dos seus produtos. Este estudo tem origem na realização do Estágio Curricular, na Enancer Electrónica S.A., no âmbito do Mestrado de Negócios Internacionais. Foi neste contexto, que desenvolvemos este caso de estudo, alicerçado numa análise exploratória que teve por base a literatura de Negócios Internacionais, nomeadamente Modelo de Uppsala, Networks, Modelo Eclético, assim como os diversos modos de entrada, e barreiras à internacionalização. Para o efeito recorreu-se a dados secundários de diversas fontes, afigurando-se um estudo quantitativo e qualitativo. No desenvolvimento deste trabalho de investigação a Economia Indiana desenhou um caminho possível na estratégia internacional da Enancer. Este caminho poderá passar pelo desenvolvimento de operações internacionais através de Exportação ou por intermédio de uma Parceria Local.
We live surrounded by uncertainties anywhere and everywhere in time. We live in the certainty of the endless opportunities of the complete merging/interconnection of the several villages in the world. And so we explore the best paths through graphics, methods, books, treaties and rules to bring down our barriers and trade products and services worldwide. According to this line of thinking, the company ENANCER Electronics SA is moving forward to conquer new markets. Its international business strategy includes a study of the Indian market and of its potential to export their products. This study stems from the realization of Curricular Internship in ENANCER Electronics SA, under the International Business Master. In this context, we have developed this case study based on an exploratory analysis using literature of International Business, specifically Uppsala Model, Networks, Eclectic Model, as well as several entry modes, and barriers to internationalization. For this purpose secondary data was used from various sources, resulting in a quantitative and qualitative study. In the development of this research, the Indian economy draws a possible way in the international strategy of ENANCER. This path may include the development of international operations through Exports or by means of a Local Partnership.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35592
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria José Antunes Pires.pdf
Acesso restrito!
3,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID