Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/35548

TítuloAvaliação das potencialidades naturais e paisagísticas da Serra de Montemuro
Autor(es)Vieira, António
Palavras-chavePatrimónio natural e paisagem
Patrimonio geomorfológico
Serra de Montemuro
Lazer e turismo
Sistemas de informação geográfica
Data2005
EditoraAssociação Portuguesa de Geógrafos
CitaçãoVieira, António. Avaliação das potencialidades naturais e paisagísticas da Serra de Montemuro, Trabalho apresentado em X Colóquio Ibérico de Geografia , In Actas do X Colóquio Ibérico de Geografia - A Geografia Ibérica no contexto europeu, Évora, 2005.
Resumo(s)O desenvolvimento e revitalização dos espaços de montanha, marginalizados e deprimidos, passa necessariamente pela valorização, preservação e promoção dos recursos endógenos. Dentro destes, julgamos de elevada relevância aqueles pertencentes ao domínio do Património Natural, dotados, nestas áreas, de inestimável valor ambiental, educativo e mesmo cultural, sendo de destacar os elementos geomorfológicos, hidrológicos e geológicos, os elementos do património biológico e também paisagístico. A sua diversidade e originalidade imprime um cunho muito próprio e único a estes espaços, dotando-os de características locais identificadoras, capazes de os tornar produtos economicamente rentáveis e atractivos, procurados para o desenvolvimento de actividades relacionadas com o turismo de natureza, com os desportos ao ar livre ou “radicais” e mesmo com a cultura ou educação. Tendo a Serra de Montemuro como área de estudo, procedemos à identificação e inventariação dos elementos do Património Natural e Paisagístico aí existentes, dando especial destaque para os pertencentes ao Património Geomorfológico (elementos estruturantes da paisagem), tentando averiguar o verdadeiro potencial que estes territórios encerram. A identificação dos valores intrínsecos dos diversos elementos patrimoniais e a complementaridade que se pode estabelecer com o riquíssimo património cultural existente nestas áreas permite-nos a elaboração de algumas propostas de preservação, valorização e exploração turística, desportiva e ambiental: elaboração e implementação de percursos temáticos (pedestres, equestres...), de estruturas de apoio ao turismo de natureza ou às actividades desportivas e o desenvolvimento de estratégias de divulgação.Para o desenvolvimento deste trabalho consideramos indispensável a utilização de técnicas cartográficas e dos Sistemas de Informação Geográfica, constituindo ferramentas de inestimável valor quer na sistematização e inventariação, no tratamento e análise da informação recolhida, quer no que diz respeito às suas potencialidades ao nível da divulgação.
TipoconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35548
Versão da editorahttp://www.apgeo.pt/files/docs/CD_X_Coloquio_Iberico_Geografia/pdfs/022.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:GEO - Artigos em livros de atas de congressos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
022.pdf666,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis