Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35245

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRicardo Jorge Oliveira Carvalhopor
dc.contributor.authorRamos, Altinapor
dc.date.accessioned2015-05-21T15:50:40Z-
dc.date.available2015-05-21T15:50:40Z-
dc.date.issued2015-05-14-
dc.identifier.isbn978-989-97374-3-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35245-
dc.descriptionAtas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação-
dc.description.abstractOs alunos com que lidamos hoje cresceram com acesso a uma panóplia de recursos digitais, estando em constante contato com a tecnologia. Por isso, integrar nas práticas educativas o mundo de imersão tecnológica em que vivem pode ser a solução para o seu sucesso. Este texto expõe a aplicação deste princípio e os resultados produzidos de uma investigação elaborada no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica. As estratégias pedagógicas utilizadas consistiram numa abordagem de flipped classroom e na utilização de duas ferramentas cognitivas, nomeadamente a plataforma TED-Ed e o Packet Tracer da CISCO. As estratégias utilizadas demonstraram ser eficazes, mostrando-se inclusivas, potenciadoras de colaboração/partilha e envolveram os alunos no processo ensino-aprendizagem e na construção dos seus próprios conhecimentos.por
dc.description.abstractToday's students grew up with access to a multitude of digital resources. They are constantly connected to technology. Therefore meeting them at that technological immersive world they live in and integrate it in educational practices might present itself as the key to success. This document illustrates the proceedings and results of a research developed as part of a pedagogical intervention project. The implemented teaching strategies consisted of "flipped classroom" a approach and the use of two cognitive tools, namely the TED-Ed platform and CISCO'S network simulator Packet Tracer. The results showed the effectiveness of the used strategies which proved to be inclusive, enhancers of sharing and collaboration and involved the students in the teaching learning process and the construction of their own knowledge.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFlipped classroompor
dc.subjectFerramentas cognitivaspor
dc.subjectAprendizagens ativaspor
dc.subjecttecnologia em sala de aulapor
dc.subjectTecnologia inclusivapor
dc.subjectCognitive toolspor
dc.subjectActive learningpor
dc.subjectClassroom technologypor
dc.subjectInclusive technologypor
dc.titleFlipped classroom: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivaspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate14 Mai. - 15 Mai. 2015por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage369por
oaire.citationEndPage381por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleIX Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Half a Century of ICT in Educationpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationIX Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Half a Century of ICT in Educationpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FLIPPED CLASSROOM – CENTRAR A APRENDIZAGEM NO ALUNO.pdf720,61 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID