Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35166

TítuloOs espaços da viagem contemporânea: uma reflexão sobre a vivência do movimento da viagem
Autor(es)Galli, Bianca Camargo
Orientador(es)Fernandes, Eduardo Jorge Cabral dos Santos
Data8-Abr-2015
Resumo(s)Esta dissertação propõe-se a estudar a qualidade identitária dos espaços que abarcam a viagem contemporânea, tendo em consideração a superabundância de acontecimentos que caracterizam a sobremodernidade. Fatores como a alteração da percepção do tempo, a mudança de escala (originada pelos transportes velozes que colocam cidades afastadas a poucas horas de distância) e o individualismo exacerbado influenciam diretamente a forma da relação utilizador – espaço. Partindo de definições que pontuam os espaços da viagem dos dias de hoje (aeroporto, centros históricos, monumentos, hotéis), qualificando-os por uma utilização efémera, que não permite a criação de uma história e, portanto, de laços identitários com estes espaços, procura-se analisa-los dividindo o movimento da viagem em duas partes distintas, o processo de deslocação e o de interação com o lugar, confrontando, em ambos, duas linhas de pensamento: uma distanciada e outra próxima. Este confronto pretende pôr em contato duas realidades que participam numa definição identitária destes espaços, mas que raramente são confrontadas. A abordagem mais distanciada funciona como fio condutor principal desenvolvendo diferentes conceitos sobre a forma como os espaços em questão são vivenciados durante a viagem: o percurso dentro do aeroporto, o posicionamento do viajante perante o espaço, a apropriação do centro histórico como imagem; em paralelo, a abordagem mais próxima visa a caracterização dos mesmos espaços, segundo descrições de vivências pessoais, apresentando as observações e as sensações obtidas durante os momentos em que são percorridos. A intersecção destas duas visões têm como intuito uma aproximação à realidade, analisando como os espaços dos dias de hoje são percepcionados durante a viagem; procurando assim uma abordagem etnológica, que procura apreender todos os fatores que participam na criação das qualidades identitárias dos espaços, pretendendo recuperar os valores inerentes à viagem resultante da apropriação espontânea dos espaços .
This thesis proposes to study the identitary quality of spaces that embrace the contemporary voyage, taking into account the superabundace of events that characterize the supermodernity. Factors such as the perception of time, the change of scale (caused by fast transportion that approximate cities to a few hours distance) and the exacerbated individualism directly influence the relation between people and space. Starting from definitions that define the spaces of the journey of nowadays (airport, historic centers, monuments, hotels), qualifying them for an ephemeral use that does not allow the creation of a history and, therefore, identity bounds with these spaces, we seek to analyze them by dividing the movement of the journey into two distinct parts, the process of movement and the interaction with the place, comparing two lines of thought: a distance view and a more approximate one. The confrontation, intends bring into contact two realities that participate in an identity definition of these spaces but which are rarely confronted. The more distant approach serves as guiding principal that develops different concepts on how these spaces in question are experienced during the trip: the route inside the airport, the position of the traveler in the face of the space, the appropriation of the historic centers by the form of images; which, in parallel with the second line of thought aims at characterizing these spaces by descriptions of personal experiences, highlighting the observations and sensations obtained during the time those particular spaces were lived. The intersection of these two views has with intention an approach to the reality, analyzing how these spaces of nowadays are used during the journey, seeking a ethnological approach that seeks to understand all the factors that participate in the creation of identity qualities of spaces. Thus, the main intention of this study is to recover the values inherent to travelling that result from spontaneous appropriation of spaces.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitetura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35166
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

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