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https://hdl.handle.net/1822/35164
Título: | Proposta de plano estratégico para o desenvolvimento da mobilidade ciclável no Concelho de Braga |
Autor(es): | Boas, Filipe Manuel da Silva Vilas |
Orientador(es): | Bandeira, Miguel Sopas de Melo |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O Plano Estratégico para o Desenvolvimento da Mobilidade Ciclável no Concelho de Braga tem
como premissas a educação versus a imposição e a coexistência versus a segregação. Não
pressupõe intervenções como: supressão de vias; supressão de estacionamentos para
automóveis; alteração do sistema de trânsito atual no âmbito do sentido das vias ou limites de
velocidade. É de rápida implementação e de custos reduzidos. Este plano é formalmente
composto por duas zonas delimitadas no centro urbano e por ciclovias radiais a estas até ao
limite do concelho para assim criar ligações supraconcelhias numa perspetiva de rede nacional
e mesmo internacional. A zona abrangente do centro urbano foi estabelecida a partir de um
perímetro de 2 km de raio e é também fundamentada pela facilidade estratégica de localização
da sinalética de zona (as distâncias da extremidade deste perímetro ao centro da cidade
correspondem a cerca de 3 km devido à sinuosidade dos percursos). Nesta zona serão
utilizados Novos Elementos de Acalmia de Tráfego (“zona NEAT”). Estes novos elementos
facilitam a circulação de velocípedes acalmando simultaneamente o tráfego automóvel. Estes
serão compostos por materiais leves de essência artística e ou cultural, cuja principal
particularidade em termos instrumentais é serem itinerantes. A localização dos mesmos
variará para assim gerar um elemento de surpresa que obriga os automobilistas a um maior
estado de alerta por toda esta zona. No centro histórico está projetada a delimitação de uma
“zona 10” na qual os ciclistas poderão circular em coexistência com os peões com o limite de
10 km/h. As ciclovias radiais são de tipologias diversas: de cariz intraurbano; interurbano;
lúdicas culturais, lúdicas ecológicas e lúdicas fluviais. As ciclovias intra e interurbanas serão
definidas in loco através de sinalética indicando o nome da ciclovia, complementada com
mensagens de sensibilização para cuidados a ter com e pelos ciclistas. As ciclovias lúdicas
serão definidas por sinalética informativa e aludirá também a questões turísticas, paisagísticas
e ou de interesse cultural. The Proposal of Strategic Plan for the Development of Cycling Mobility in Braga has as premises education versus enforcement and coexistence versus segregation. It does not suggest interventions such as suppression of lanes; suppression of car parking spaces; changes to the current transit system within the direction of roads or speed limits. It is of rapid implementation and reduced costs. This plan is formally composed of two areas in the inner city and of radial cycling routes to these that constitute links to other cities on a national and even international network perspective. The town center zone was established from a perimeter of 2 km of radius and also based on the easiness of strategic zone signage location (distances from the end of this area to the city center are of about 3 km due to the sinuosity of the routes). New traffic calming elements will be used in this area ("NEAT zone"). These new elements allow cycling through or aside while calming the road traffic. These will consist of artistic and cultural objects in its essence and made of lightweight materials which makes it easier to change their site. The location of these will vary so as to generate an element of surprise that will compel motorists to a higher state of alert for the whole area. In the historic city center a "zone 10" will be delimited in which cyclists may move in coexistence with pedestrians with the speed limit of 10 km / h. The radial bicycle paths to the town center are of various types: of intra-urban nature; inter-urban; cultural, ecological and watercourse lanes. The intra and inter-urban cycle paths will be established in loco by signage indicating the name of the bike path, complemented with messages of sensitization for precautions to take for and by cyclists. The recreational bike paths are also defined by informative signage alluding to touristic subjects of landscape or cultural interest. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35164 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PEDMC_FVB_FEVEREIRO_2015.pdf | 18,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
PEDMC_FVB_ANEXOS_FEVEREIRO_2015_A3.pdf | 7,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |