Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35113

TítuloO texto polémico nos meios de comunicação social : criação de um espaço de conflitualidade em torno dos novos Programas de Português
Autor(es)Barbosa, Vera Lúcia Caetano Mendes Alves
Orientador(es)Marques, Aldina
Data2015
Resumo(s)Esta dissertação de mestrado, enquadrada na área da Análise do Discurso, e que tem como objeto de estudo a polémica inserida em discursos mediados pelos media, é intitulada: O texto polémico nos meios de comunicação social - criação de um espaço de conflitualidade em torno dos novos Programas de Português. No que concerne aos funcionamentos discursivos da polémica, analisámos as propostas de diversos autores, nomeadamente de tradição francófona, e na qual sobressaem Christian Plantin (1990, 1996, 2002) e Ruth Amossy (1999, 2011, 2014), que dão destaque a esta dimensão, através de uma perspetiva da argumentação nos discursos. Tivemos ainda em conta o contributo de estudos realizados sobre a polémica em português por Sónia Rodrigues (1998, 2011) e Rui Ramos (1996). O nosso objetivo primordial foi descobrir, em textos constitutivos de uma polémica estabelecida (nos meios de comunicação social) entre Vasco Graça Moura e Inês Duarte, sobre os novos programas de Português para o Ensino Secundário, introduzidos em 2003/2004, regularidades a nível estilístico e argumentativo dos mesmos. O corpus é constituído por uma entrevista inicial de Vasco Graça Moura à revista “Pública” (de 1 de fevereiro de 2004) e por quatro artigos de opinião (dois de Inês Duarte e dois de Vasco Graça Moura), lançados entre 6 de março e 23 de abril de 2004 na revista “Actual”. Procurámos, assim, evidenciar as particularidades que sobressaem numa polémica, como o ambiente de notável conflitualidade e polifonia/dialogismo, bem como outros traços diretamente associados a esta forma discursiva (nomeadamente ao nível do uso dos mecanismos linguísticos e discursivos de persuasão e do recurso a estratégias retóricas com vista à descredibilização do adversário, por parte dos intervenientes). O facto de os textos constitutivos do corpus serem em diferido e possuírem um caráter público aciona a dimensão interacional de resposta e contrarresposta, bem como a construção das imagens polarizadas dos interlocutores ao longo do discurso, o que nos remete para o conceito de ethos (cada locutor procura construir, perante os leitores, um ethos a si favorável e um ethos negativo de seu adversário).
This master thesis, connected within the area of linguistic discourse analysis, has as object the polemical discourse mediated by the media and is entitled: The polemical text in the media – creation of a conflitual space around the new Portuguese Programs. Regarding discursive operations of a polemic, we analyzed the proposals of several authors, namely francophone tradition, like Christian Plantin (1990, 1996, 2002) and Ruth Amossy (1999, 2011, 2014) that accent this dimension in the discursive argumentation. We took also in account the contribution of the polemic studies realized in portuguese by Sónia Rodrigues (1998, 2011) and Rui Ramos (1996). Our main goal was to find, in constitutive texts of a polemic (in the media) established between Vasco Graça Moura and Inês Duarte about the new portuguese programs of secondary education (in 2003/2004), stylistic and argumentative regularities. Our corpus is composed by an initial interview provided by Vasco Graça Moura to the magazine entitled “Pública” and four opinion articles (two of them written by Inês Duarte and the other two by Vasco Graça Moura), and dated between march 6th and april 23rd in the magazine entitled “Actual”. So we tried to find the particularities that excel in a polemic, like the conflitual dimension and the poliphony/dialogism, as well as other features directly linked with this discursive form (namely in the use of linguistic and discursive mechanisms to persuade and the rhetoric strategies to discrediting the opponent by the participants). The fact of the our corpus be deferred and have a public dimension sets the interactional dimension of response and response against, as well as the construction of the polarized images of the interlocutors in the discourse, which bring us to the concept of ethos (each speaker tries to make, before readers, favorable ethos of himself and a negative ethos of the opponent).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Linguagem
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35113
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CEHUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

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