Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3497

TítuloBibliotecas escolares e área de projecto
Autor(es)Graça, Esmeralda Maria Couto da Silva
Orientador(es)Silva, Lino Moreira
Data2005
Resumo(s)No nosso trabalho, começámos por reflectir acerca da realidade da escola e da necessidade de nela instituirmos sucesso educativo, mobilizando, para isso, todos os recursos possíveis para que tal sucesso se efective. Um desses recursos relaciona-se directamente com o contributo da designada "reforma curricular", entretanto operada na escola e no ensino, na qual aparecem integrados, entre outras realidades, os projectos na escola, considerados, primeiro, em si mesmos, e depois participantes da designada "Área de Projecto" (considerada, em tal reforma, uma área curricular não disciplinar), e o trabalho com as Bibliotecas, com destaque para as Bibliotecas Escolares. Fazendo interagir estas realidades, o nosso trabalho pretende, sobretudo, fundamentar e apresentar propostas que envolvam essas duas dimensões da escola, no intuito de se promover uma escola de sucesso, dotada, no imediato, de modos de intervir convencionalmente orientados para a preparação dos alunos para a realidade institucional da escola, e, a mais longo prazo, da formação de cidadãos responsáveis e interventivos. Por isso, começámos por procurar compreender a importância do projecto na escola, responsável pela criatividade e o espírito de inovação que é preciso incutir nela, passando depois à sua integração na área curricular não disciplinar em causa, à consideração da Biblioteca Escolar e à integração o mais envolvente possível com a dimensão do projecto referida. Daí que o nosso trabalho surja dividido em quatro grandes áreas, duas dirigidas directamente para os projectos na escola (necessidades de projectos na escola e a "Área de Projecto" como espaço para a realização de projectos), um terceiro dirigido para a Biblioteca Escolar (Bibliotecas – alguns aspectos que as caracterizam) e um último direccionado para a interacção do projecto com a Biblioteca Escolar, na escola (interacção da Área de Projecto com a Biblioteca Escolar). No capítulo sobre a necessidade de projectos na escola, focalizámos a importância do "projecto" nos dias de hoje; o projecto e os projectos (as concepções de projecto); o projecto em pedagogia; o Projecto Educativo de Escola; o Projecto Pedagógico de Escola; o Projecto Curricular de Escola; o Projecto Curricular de Turma. No capítulo sobre a "Área de Projecto" como espaço para a realização de projectos, começámos por dar atenção à legislação de referência, para apresentarmos, depois, uma proposta de trabalho, seguida de um comentário crítico e da adaptação de tal proposta à realidade da escola, acompanhada de um esforço de avaliação da proposta apresentada. No capítulo referente às Bibliotecas e aos aspectos de maior destaque que as caracterizam, focalizámos a realidade funcional das Bibliotecas, integradas nas "redes" institucionais introduzidas na escola (a Rede de Bibliotecas Escolares), os possíveis modos de dinamizar e pôr ao serviço da informação, formação, ocupação de tempos livres dos alunos, de responder a necessidades efectivas de formação, com destaque para as actividades de leitura e escrita. Trabalhámos, ainda, a função da Biblioteca Escolar como indutora de ensino aprendizagem na escola, condição essencial para que a escola se oriente, não apenas no sentido do currículo, mas ainda do projecto. Sobre a interacção da Área de Projecto com a Biblioteca Escolar, focalizámos a formação, a aprendizagem e a procura de sucesso educativo; o ensinar, o aprender e o educar, recorrendo à interacção da Biblioteca com a Área de Projecto; os projectos susceptíveis de serem desenvolvidos na escola, com o apoio da Biblioteca Escolar; o envolvimento da Biblioteca na avaliação de projectos na escola.
In this essay, we started by reflecting about the school’s reality and the need to establish and educational success, gathering all the available resources so hat we can make that success effective. One of those resources has directly to do with the contribution of the curricular reform, which has been enforced in the school and the (national) educational system, and, in which the school project, among others, are integrated. These are considered both as project and part of the so-called "Área de Projecto" ("Project Area") (considered, in this reform, a curricular non-thematic area). The work with the libraries, in particular school libraries, is another useful resource. By making these realities interact, our essay intends, about all, prove and present some proposals that involve these two school dimensions, aiming to promote a successful school with means of intervention, conveniently turned to the preparation of students for the school’s institutional reality and, furthermore, for the formation of responsible and intervening citizens so, we started by trying to understand the importance of the project in need to inspire; then we tried to integrate it in the curricular non-thematic area in question, to consider the participation of the school library and its close interaction with the project’s dimension. Thus our essay is divided in two great areas, two directly corrected to projects in school (the need of projects in school and "Área de Projecto" as the place to carry out projects; the third directed to the school library (libraries – some of its features) and the fourth directed to the interaction between the project and the school library, in school (interaction between the project and the school library). In the chapter about the need of project in school, we focused the importance of the project at present; the project and projects (the notions of the project); the project in pedagogy; the school’s educational project; the school’s pedagogic project, the school’s curricular project; the class’s curricular project. In the chapter about "Área de Projecto" – as a place to carry out projects, we started by considering the specific legislation to present, then a work proposal, followed by a critical view, the adaptation of such proposal to the school’s reality, as well as an effort to evaluate the proposal. In the characterise them, we focused the functional reality of libraries, integrated in the institutional "web" introduced in the school (a national web of the school libraries), the possible ways to dynamise them at the service of investigation, formation, occupation of the student’s free time and answer the real needs of education specially in reading and writing activities. We have worked, still, the function of the school, an essential condition for the school’s orientation not only regarding the school subjects but also the project. As far as the interaction between the Project Area and the library in concerned, we focused formation, learning and the search of school success; teaching, learning and educating, using the interaction between the library and the Project Area; the project that could be carried out in school with the school library’s support; the involvement of the library in the evaluation of the projects in school.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação, área de especialização de Supervisão Pedagógica em Ensino do Português.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3497
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-MESTRADO-ESMERALDA-GRAÇA.pdf570 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID