Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/34880

TítuloPatrimônio geomorfológico e paisagem como base para o geoturismo e o desenvolvimento local sustentável
Autor(es)Figueiró, Adriano Severo
Vieira, António
Cunha, Lúcio
Palavras-chavePatrimônio Geomorfológico
Paisagem
Geoturismo
Desenvolvimento Local Sustentável
Geomorphological Heritage
Sustainable Local Development
Geotourism
Landscape
El Desarrollo Local Sostenible
Paisaje
Patrimonio Geomorfológico
Data2013
RevistaClimep - Climatologia e Estudos da Paisagem
CitaçãoFigueiró, Adriano Severo; Vieira, António; Cunha, Lúcio. Patrimônio geomorfológico e paisagem como base para o geoturismo e o desenvolvimento local sustentável. CLIMEP - Climatologia e Estudos da Paisagem, 8, 1, 49-81, 2013.
Resumo(s)Este artigo discute, a partir de exemplos do Brasil e de Portugal, a importância de consideramos o patrimônio geomorfológico da paisagem como um objeto de pesquisa para a geoconservação, devido à integração dos aspectos naturais e culturais refletidos no sistema da paisagem. A percepção da paisagem permite a valoração da mesma, a qual pode ser de natureza científico-educacional, cultural, funcional ou econômica. A maior parte das paisagens assume mais do que uma categoria de valor, e pode se modificar em função do lugar, da cultura e ao longo do tempo. Alguns conceitos envolvidos na geoconservação são discutidos, como o de geossítio e geomonumento e, por fim, apresentamos a exploração da paisagem por meio do geoturismo, como um caminho para construir um desenvolvimento local sustentável nos territórios que detêm um rico patrimônio natural.
This paper discusses, from examples of Brazil and Portugal, the importance of considering the geomorphological heritage of landscape as an object of research to geoconservation due to integration of natural and cultural aspects which are reflected in the landscape system. The perception of the landscape confers a value to it, which can be of different natures like scientific-educational, cultural, functional, and economic. Most of the landscapes have more than one value category, and these values may differ depending on the place, on the culture and over time. Some concepts involved in geoconservation are discussed, as geosites and geomonuments, and finally, the exploitation of the landscape through geotourism is introduced as a way to build a sustainable local development in territories with a rich natural heritage.
En este artículo se analiza, a partir de ejemplos de Brasil y Portugal, la importancia de considerar el patrimonio geomorfológico del paisaje como un objetivo de pesquisa para la geoconservación debido a la integración de los aspectos naturales y culturales que se reflejan en el sistema del paisaje. La percepción del paisaje permite la valoración de la misma, que puede ser a la vez científica-educativa, cultural, funcional o económica. La mayor parte de los paisajes asumen más que una categoría de valor, que a lo largo pueden ser modificados, dependiendo del lugar y de la cultura. Algunos conceptos relacionados con la geoconservación se discuten, como geositio y geomonumento y por fin, presentamos la exploración del paisaje a través de geoturismo como una manera de construir un desarrollo local sostenible en los territorios que detienen un rico patrimonio natural.
Tipoarticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34880
ISSN1980-654X
Versão da editorahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/climatologia/article/view/7554
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CEGOT - Artigos em revistas internacionais com referee
GEO - Artigos em revistas internacionais com referee

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7554-43034-1-PB.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis