Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34864

TítuloA análise de necessidades de formação do pessoal não docente: da idealização à realização de uma proposta de formação
Outro(s) título(s)The analysis of the needs of non-teaching staff's training: from idealization to execution of a training propose
Autor(es)Carneiro, Margarida Isabel Peixoto
Orientador(es)Martins, Maria Fernanda dos Santos
Data2014
Resumo(s)Na atualidade assistimos a uma mudança de perspetiva em relação ao perfil que um profissional, as empresas e as organizações devem possuir nos tempos modernos, nomeadamente a capacidade de adaptação rápida às novas exigências e métodos de trabalho. Neste sentido, a formação é um fator determinante para o desenvolvimento dos Recursos Humanos, podendo inclusive levar a uma organização qualificante/aprendente. Versando sobre esta realidade e, principalmente, na importância que a formação pode assumir, nomeadamente através do seu potencial transformador, o presente estudo concentrou-se numa das etapas primordiais, a análise de necessidades de formação. Este relatório de estágio que constitui, também, um trabalho de investigação tem por base vários modelos disponíveis e combina propostas do modelo de marketing, bem como do modelo de discrepâncias coadjuvados por instrumentos de recolha de dados que permitiram conceber uma proposta de um plano de formação para o pessoal não docente, construído e desenhado de acordo com as especificidades dos sujeitos e dos contextos organizacional, normativo e educativo onde se encontram inseridos, tendo em atenção as suas perspetivas sobre a formação. De entre os resultados obtidos, destacamos a visão positiva da formação do pessoal não docente e a manifestação de não sentirem necessidade de fazer formação, mas quando confrontados com propostas concretas assumem a necessidade de formação. Por outro lado, apesar da satisfação com a formação consideram-na, nos seus conteúdos, demasiado teórica e pouco prática. Esta discrepância de discursos tem, para muitos autores, uma explicação e passa pelos modos de conceber e praticar a formação, neste sentido sugerimos o recurso a metodologias ativas e contextualizadas com o trabalho dos sujeitos. É importante consciencializar ambas instituições da realidade de total ausência de ofertas formativas para um público que se sente colocado de parte e considerar a formação como um investimento nas pessoas, que na atualidade são consideradas recursos estratégicos para o bom funcionamento das organizações. Assim sendo, apresentamos uma proposta de um plano de formação que procura ir ao encontro aos interesses e perspetivas dos formandos, tomando-os num sentido próximo de sujeito da formação. A partir deste pressuposto não nos parece que a proposta em causa possa ser implementada sem haver um debate e reflexão em torno da mesma com os diferentes atores envolvidos, desde logo o pessoal não docente, a direcção do agrupamento e centro de formação. A par deste, neste sentido, priorizou-se a auscultação dos diferentes atores (pais/encarregados de educação, estudantes, direção do agrupamento, autarquia e centro de formação) fazendo, deste modo, uma avaliação de múltiplas perspetivas enquadrando os contextos profissional e educativo e os seus atores permitindo através de momentos de reflexão e debate com estes, sugerir estratégias de atuação e de mudança de sentido da total ausência de medidas políticas capazes de sustentar e apoiar a oferta de formação, bem como a frequência de formação deste público.
Nowadays we witness a change of perspective in relation to the profile that a professional, companies and organizations should have in modern times, especially the fast adaptability to the new demands and working methods. Therefore, the training is a determinant for the development of Human Resources, which may lead to a qualifying/learner organization. Focusing on this reality and, mainly, on the importance that the training can assume, particularly through its changing potential, the present study focused on one of the primordial stages, the analysis of training needs. This professional practice report, which also represents a research work, is based on several available models and combine offers of the marketing model, as well as the discrepancies model both assisted by data collection devices which allowed conceive an offer of a training plan for non-teaching staff, that is built and drawn according to specificities of subjects and of organizational, normative and educational contexts where they are inserted, taking into account their perspectives on training. Among the results achieved, we highlight the positive sight of the non-teaching staff’s training and the expression of no training need, but when confronted with concrete offers, they assume the need of training. On the other hand, in spite of being pleased with the training, they consider this training, in its contents, too much theoretical and unpractical. This discrepancy of speeches has, for many authors, an explanation and it is related to the ways of conceive and practice the training, in this way we recommend the use of methodologies that are active and contextualized with subjects’ work. It is important to make both institutions aware of the reality of total absence of training offers to a public that feel set apart and to consider the training as an investment in people, who are considered strategic resources for ensure the proper working of organizations. Thus, we show a training plan proposal that collide with the learners’ interests and perspectives, making them closely to the education subject. From this assumption, it does not seem to us that the proposal mentioned might be implemented without a debate and a reflection on the proposal between the actors involved, at once the non-teaching staff, grouping’s direction and training center. Besides this one, we give priority to the sounding of different actors (parents/guardians, students, grouping’s direction, city council and training center) making, thus, an evaluation of multiple perspectives, fitting the professional and educative contexts and theirs actors, allowing, through moments of reflection and debate with the actors, propose strategies of intervention and change of meaning of the total absence of political actions capable of sustain and support the training offer, as well as the training frequency of this public.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34864
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Margarida Isabel Peixoto Carneiro.pdf
Acesso restrito!
2,92 MBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICES & ANEXOS.zip
Acesso restrito!
20 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID