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TítuloPor uma nova cultura da água no ensino básico
Autor(es)Silva, A. A.
Pinto, J. A.
Mota, J. M.
Silva, A. B.
Quintas, M. E.
Silveira, F.
Mota, D. M.
Soares, R.
Costa, L.
Sá, Joaquim
Lima, Nelson
Data2003
EditoraUniversidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de Educação
Resumo(s)A presente comunicação centra-se na apresentação à comunidade científica de um Projecto de investigação em Educação que tem como finalidade produzir contributos para o Ensino Básico, no âmbito do que se designa como uma Nova Cultura da Água. Com esta iniciativa pretendemos não só alertar para a pertinência e importância de estudos em ordem a uma temática cada vez mais emergente, mas também recolher contributos significativos de uma comunidade mais alargada. O referido projecto centra-se pois no bem Água. Começará por procurar conhecer melhor como ele é evocado e tratado no Ensino Básico. Destina-se a aprofundar e promover teorias, conhecimentos, competências, valores, atitudes e práticas que potenciem o bom uso e a protecção daquele bem, e de um modo mais geral uma alteração de posturas culturais e mesmo civilizacionais. Fá-lo-á segundo perspectivas científicas, pedagógicas, didácticas e sociais em parte já construídas e em parte a construir, e que justificadamente se considerem adequadas. O Projecto assume estar à partida marcado por saberes, perspectivas, ideais, dilemas e objectivos dos elementos da equipa do Projecto e por outras visões que, globalmente e de um modo aproximativo, aglomeramos sob a designação Nova Cultura da Água. Simultaneamente, assume que pretende contribuir para que tal Nova Cultura da Água seja mais bem compreendida e especificada, e em particular para que ela seja mais enriquecida com contributos portugueses. O âmbito central de intervenção do Projecto é o Ensino Básico, mas desde logo isso implica a sua intersecção com a Formação (Inicial e Contínua) de Professores, e portanto com o Ensino Superior. Além disso, pela natureza do tema, do bem, em estudo, o Projecto intersecta-se também com os mundos das Ciências e das Tecnologias. Intersecta-se também com a Sociedade em geral, e designadamente com a formação para a cidadania de cidadão portugueses que são também cidadãos da Península Ibérica, da Europa e do Mundo. O Projecto terá pois múltiplas incidências e mesmo, previsivelmente, contributos de vários tipos e âmbitos, designadamente a nível de divulgação científica e a um nível pedagógico geral. Mas é essencialmente um Projecto do âmbito da Didáctica. Tem a sua focagem na Escola, portanto em ambientes de ensino e aprendizagem formais, e incide sobre meios e métodos relacionados com ambientes de aula (em sentido lato).
TipoconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34843
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

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