Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34820

TítuloAvaliação de impacto da formação profissional presencial e b-learning : o caso da Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Outro(s) título(s)Impact assessment of presential Professional Training and b-learning : a comparative study in initial Pedagogical Training of Trainers
Autor(es)Lobato, Diana Filipa Lourenço
Orientador(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Data2014
Resumo(s)A temática deste relatório de investigação/intervenção enquadra-se na análise da formação profissional numa empresa de formação e soluções empresariais, particularmente na avaliação do impacto da formação pedagógica inicial de formadores (FPIF), comparando os efeitos emergentes da participação em duas modalidades de formação distintas, a presencial e a b-learning. Atualmente a sociedade portuguesa ultrapassa um momento de crise económica e social acentuado, levando os cidadãos a procurarem múltiplas formas de se manterem ativos, seja na área de formação de base ou em áreas distintas mas, ainda assim suscetíveis de abrirem as portas do mercado de trabalho. Neste sentido, e uma vez que o intuito do projeto desenvolvido diz respeito à avaliação do impacto da formação profissional, importa destacar a crescente emergência da mesma perante os desafios que se colocam à sociedade e aos indivíduos. Isto porque a formação profissional atribui uma relação favorável entre o mundo da formação e o mundo do trabalho, fomentando competências, atitudes e conhecimentos para a integração ou reintegração dos indivíduos no mercado de trabalho, bem como para a reciclagem de conhecimentos e atualização profissional. Neste seguimento, pretendeu-se compreender e analisar a transferência dos conhecimentos, competências e atitudes adquiridas no contexto formativo pelos formandos e a aplicação dos mesmos no contexto de trabalho. Deste modo é possível verificar uma ligação tripartida e vincada entre as razões da escolha do curso de formação e da respetiva modalidade, o contributo dos conhecimentos abordados na formação e por fim, a transferência de conhecimentos para o local e para as situações de trabalho, aspetos influenciadores no impacto da FPIF e impulsionadores do sucesso da mesma. A formação profissional não deve, portanto, nos tempos adversos que correm, concentrar-se apenas na primeira etapa relacionada com a entrada no mercado de trabalho, mas apresentar-se como um processo contínuo, ao longo da vida e inerente a todo o percurso profissional dos indivíduos, sendo este propício ao aparecimento de novas necessidades de formação, adaptação e transformação de mundo em que vivemos.
The theme of this research/intervention report is part of the analysis of professional training at a training firm and business solutions, particularly in assessing the impact of initial teacher training for trainers (FPIF), comparing the emerging effects of the participation in two distinct forms of training: presential and b-learning. Presently, the Portuguese society experiences a moment of deep economic and social crisis, leading citizens to look for multiple ways of staying active, whether in basic training or in other domains but still likely to open the doors to the labour market. In this sense, and given that the intention of the project developed is related to the assessment of the impact of professional training, it is important to highlight the growing emergency of this type of training to both individuals and society. This is because training provides a favourable link between the world of education and the world of work, fostering competencies, attitudes and knowledge for integration or reintegration of individuals in the labour market as well as for the recycling of knowledge and professional updating. This way, it is intended to understand and analyze the transfer of knowledge, skills and attitudes acquired in the training context by the trainees and the application of these skills in the work context. Thus, it is possible to find a strong tripartite link between the reasons for choosing the training course and its mode, the contribution of the knowledge acquired during the training and finally the transfer of expertise to the working place, influential aspects of FPIF and a key driver for its success. In difficult times, professional training should therefore not focus only on the first step related to the entry into the labour market, but present itself as a continuous process throughout life, inherent to every individual professional career, which is propitious to the appearance of new training needs, adaptation and transformation of the world in which we live today.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34820
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Diana Filipa Lourenço Lobato.pdf
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