Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34619
Título: | Currículo emancipatório para educação de jovens e adultos : uma construção possível |
Outro(s) título(s): | Emancipatory curriculum for youth and adult education : a possible construction Curriculum emancipador para la juventud y la educación de adultos : una posible construcción |
Autor(es): | Sérgio, Maria Cândida Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Currículo Práticas docentes Educação de jovens e adultos Curriculum Teaching practices Youth and adult education Educación de jóvenes y adultos |
Data: | 2014 |
Revista: | Revista Educação e Fronteiras On-line |
Citação: | SÉRGIO, M. C. & MORGADO, J. C. (2014). Currículo emancipatório para educação de jovens e adultos: uma construção possível. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, 4 (10), 133-146. |
Resumo(s): | Os estudos no campo do currículo têm sido alvo de debate e reflexão no cenário atual
para todas as modalidades de ensino. Enquanto artefato cultural, o currículo cumpre
várias funções nas instituições educacionais, sobretudo, nas instituições públicas de
ensino notadamente na educação básica. Porém, o modo como o currículo se concretiza
nas escolas e, em particular, nas salas de aulas, depende sempre da forma como os
professores idealizam o ensino e a aprendizagem, podendo, por isso, desenvolvê-lo numa
perspectiva mais técnica ou numa perspectiva mais crítica. É em torno do
desenvolvimento do currículo numa perspectiva crítica e emancipatória que se estrutura o
presente texto, no qual se divulgam alguns resultados obtidos num projeto de pesquisa
sobre as práticas docentes, no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos
(EJA). O estudo desenvolveu-se em duas salas de aula de uma escola da rede pública
municipal, envolveu duas professoras e trinta e seis estudantes. Em termos metodológicos
recorremos à observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Os
resultados obtidos permitiram inferir, com base nas práticas das professoras, que é
necessário repensar o currículo tradicional para, a partir daí, se proceder à sua
(re)construção numa perspectiva crítica e emancipatória. Studies in the curriculum field have currently been in the centre of debate and reflection, regarding all modes of education. As a cultural artifact, the curriculum carries out various roles in educational institutions especially in public educational institutions, and in particular in elementary education. However, the way the curriculum is fulfilled in schools, and especially in classrooms, always depends on the way teachers conceive teaching and learning. Therefore, it can be developed either in a more technical perspective or in a more critical one. The present article structures itself around the development of the curriculum in a critical and emancipating perspective. In this article, we present some results of a research project on the teaching practices in the first segment of the Youth and Adult Education (YAE). The study was developed in two classrooms of a school from the municipal public school system, involving two teachers and thirty-six students. In methodological terms, we used participant observation, semi-structured interviews and a field journal. Based on teacher practices, the results obtained allowed us to conclude that it is necessary to rethink the traditional curriculum in order to proceed to its (re)construction in a critical and emancipating perspective. En el actual escenario, los estudios en la esfera del curriculum han sido objeto de debate y reflexión en todas las modalidades de enseñanza. En cuanto artefacto cultural, el curriculum cumple varias funciones en las instituciones educativas, sobre todo en las instituciones estatales de enseñanza y particularmente en la educación básica. Sin embargo, la forma en que el curriculum se concreta en las escuelas y, en especial, en las clases, siempre depende de la forma como los profesores idealizan la enseñanza y el aprendizaje. Por lo tanto, el curriculum puede ser desarrollado desde una perspectiva más técnica o desde una perspectiva más crítica. Este texto se estructura en torno al desarrollo del curriculum en una perspectiva más crítica y emancipatoria. En él, se difunden algunos resultados obtenidos en un proyecto de investigación sobre las prácticas docentes en el primer segmento de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). El estudio se desarrolló en dos grupos en una escuela del sistema público de enseñanza municipal y estuvieron involucrados dos profesoras y treinta y seis estudiantes. En términos metodológicos hemos utilizado la observación participante, entrevistas semiestructuradas y un diario de campo. Los resultados obtenidos permiten deducir, sobre la base de las prácticas de las profesoras, que es necesario reconsiderar el curriculum tradicional para que se pueda, desde allí, procederse á su (re)construcción desde una perspectiva crítica y emancipatoria. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34619 |
ISSN: | 2237-258X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
06. Currículo emancipatório para a EJA (REDUF - 2014).pdf Acesso restrito! | 242,1 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |