Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34563

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimões, P. P.-
dc.contributor.authorTomaz, Arlindo da Cruzpor
dc.date.accessioned2015-03-26T10:09:50Z-
dc.date.available2015-03-26T10:09:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/34563-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia)por
dc.description.abstractDe acordo com o ponto 3 do despacho RT-38/2011, os diplomados que tenham terminado as suas licenciaturas ao abrigo do sistema de graus anterior ao lançamento do Processo de Bolonha e que tenham mais de cinco anos de experiência profissional relevante, poderão obter o grau de mestre inscrevendo-se num ciclo de estudos conducente ao grau de mestre de especialidade. Podem solicitar a creditação da formação adquirida na respetiva licenciatura e apresentando em alternativa à dissertação, um relatório detalhado sobre a sua atividade profissional incluindo a abordagem de um tema científico, que serão objeto de prova pública que incluirá a discussão das experiências e competências adquiridas. O presente relatório expõe a experiência profissional relevante do autor, nas vertentes científicas e pedagógica, enquanto Professor de Biologia e Geologia, ao longo de cerca de 26 anos de serviço, por forma a obter o grau de mestre em Ciências-Formação Contínua de Professores – Área de Especialização em Biologia e Geologia. No enquadramento científico aborda-se especificamente a temática sobre a origem das plumas mantélicas, pontos quentes associados e a sua expressão crustal. Pretende-se com esta temática atualizar e reforçar a componente de formação científica, nomeadamente na área da geologia. No que concerne à prática pedagógica, são apresentados e discutidos alguns dos projetos desenvolvidos no decurso da atividade profissional, com o intuito de contribuir para a melhoria do processo ensino/aprendizagem. De seguida, referem-se as ações de formação realizadas, como formador e formando, discutindo-se a sua importância para a melhoria do desempenho nas vertentes científica e pedagógica. Por fim abordam-se alguns trabalhos de natureza científica realizados pelo autor.por
dc.description.abstractAccording to paragraph 3 of the order RT-38/2011, graduates who completed their degrees under the degree system previous to the Bologna Process and have over five years of relevant work experience, may obtain the master's degree by signing up in a study cycle leading to the degree of master of specialty. By requesting accreditation to the training received in the previous graduation degree and presenting as alternative to the dissertation a detailed report of their professional activity plus an approach of a scientific theme, that will be subject to a public assessment, which has to include discussion of experiences and skills attained. This report focuses on the relevant professional experience of the author in the scientific and pedagogical aspects, whilst Biology and Geology teacher, through 26 years of service, in order to obtain the degree of Master of Science-Continued Teacher Training - Biology and Geology Specialization Field. The scientific framework of this content addresses specifically to the origin of mantle plumes, related hotspots as well as their crustal expression. With this subject we intend to update and improve scientific knowledge, particularly in the area of geology. Regarding the teaching practice, some of the projects developed in the course of professional activity are presented and discussed, in order to contribute to the improvement of the teaching / learning process. The training actions taken as a trainer but as a trainee as well, are also referred to next. Their importance to the improvement of performance in scientific and pedagogical aspects is addressed in this report. Finally, an analysis of some scientific research works performed by the author is carried out.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleRelatório de atividade profissionalpor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc55:372.855por
dc.subject.udc372.855:55por
dc.identifier.tid201347750por
sdum.uoeiEscola de Ciênciaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Terra e do Ambientepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CCT - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_Arlindo da Cruz Tomaz_2014.pdf
Acesso restrito!
7,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID