Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34539
Título: | Learning and studying introductory accounting in Portuguese higher education |
Autor(es): | Teixeira, Maria Claúdia Rocha do Couto |
Orientador(es): | Gomes, Delfina Borges, Janete da Silva |
Data: | 19-Mai-2014 |
Resumo(s): | The current thesis addresses questions and issues relating to learning and studying introductory accounting within Portuguese higher education. For this purpose, the research adopts the Students’ Approaches to Learning (SAL) theoretical framework and uses both quantitative and qualitative research methods. The thesis consists of four essays.
The first essay reviews the students’ approaches to learning perspective, focusing on its background and development, and provides a deepened understanding of key concepts within student learning literature. It also reviews the existing literature on accounting education, particularly that which adopted the students’ approaches to learning conceptual framework, focusing on introductory accounting research. Finally, it reviews the Portuguese context in which the study was carried out.
The second essay focuses on students’ conceptions of learning, approaches to studying and preferences for teaching. For this purpose, it adopts a quantitative research approach and uses the ASSIST inventory. The findings suggest a dissonant pattern of learning concerning students’ conceptions of learning and preferences for teaching.
The third essay examines students’ conceptions of accounting and their motivations, expectations and preparedness for higher education. Therefore, the ELAcc inventory and the Motives, Expectations and Preparedness for University questionnaire were used to assess the mentioned aspects. The findings reveal that although accounting students feel more enthusiastic with the idea of studying accounting than non-accounting students; they lack academic confidence, and other features relating to intellectual growth and independent learner skills when compared with non-accounting students.
Finally, the fourth essay examines aspects of learning and studying introductory accounting subject matters. In addition, it examines students’ learning outcomes concerning several accounting concepts. The study focuses on qualitative data collected from students’ answers to a semi-structured interview about their learning and studying experiences in general, and in particular, within the subject of introductory accounting. To do so, it uses a phenomenographic research approach. The findings confirm some of the results and conclusions reported in the previous essays, and pose several other questions relating to the learning and studying of introductory accounting in this particular context. A presente tese aborda questões e aspectos relativos à aprendizagem e ao estudo no âmbito da introdução à contabilidade no ensino superior em Portugal. Para esse efeito, a pesquisa adopta o referencial teórico das Abordagens dos Alunos à Aprendizagem (SAL) e recorre tanto a métodos de pesquisa quantitativos como a métodos qualitativos. A tese é composta por quatro ensaios. O primeiro ensaio analisa o referencial teórico SAL, centrando-se no seu enquadramento e desenvolvimento, e fornece um entendimento aprofundado de conceitos-chave no âmbito da literatura relativa à aprendizagem dos alunos. Analisa, igualmente, a literatura relativa ao ensino da contabilidade, em especial aquela que adopta o referencial SAL, centrando-se na investigação relativa às disciplinas de introdução à contabilidade. Por fim, analisa o contexto português, no qual a pesquisa foi desenvolvida. O segundo ensaio analisa as concepções de aprendizagem, abordagens ao estudo e aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características dos estudantes em causa. Para tal, adopta-se uma abordagem quantitativa e utiliza o questionário ASSIST. Os resultados sugerem a existência de um padrão de aprendizagem de natureza dissonante no âmbito das concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino. O terceiro ensaio examina as percepções da contabilidade, bem como as motivações, expectativas e preparação para o ensino superior dos alunos em causa. Para o efeito, são utilizados os questionários: ELAcc e Motives, Expectations and Preparedness for University. Os resultados sugerem que, apesar de os alunos dos cursos de contabilidade sentirem um maior entusiasmo pelo estudo da contabilidade do que os alunos de outros cursos, estes revelam uma falta de confiança a nível das suas capacidades académicas, assim como a falta outros aspectos relacionados com competências a nível do crescimento intelectual e independência no estudo. Por fim, o quarto ensaio analisa questões relacionadas com a aprendizagem e estudo no domínio das disciplinas de introdução à contabilidade. Examina, igualmente, os resultados da aprendizagem relativamente a vários conceitos contabilísticos. A informação foi recolhida por via de entrevistas semi-estruturadas sobre a aprendizagem e o estudo em geral, e aprendizagem e o estudo no contexto da introdução à contabilidade. Para tal, recorre-se à abordagem fenomenográfica. Os resultados confirmam alguns dos resultados e conclusões apresentados nos ensaios anteriores e colocam várias outras questões relacionadas com a aprendizagem e o estudo das disciplinas de introdução à contabilidade neste contexto em particular. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Contabilidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34539 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | EEG - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Cláudia Rocha do Couto Teixeira.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |