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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFidalgo, Joaquim-
dc.contributor.authorRibeiro, Fernando Vasco Moreirapor
dc.date.accessioned2015-03-18T15:09:13Z-
dc.date.available2015-03-18T15:09:13Z-
dc.date.issued2014-05-12-
dc.date.submitted2013-11-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/34431-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciência da Comunicação (ramo de conhecimento em Estudos de Jornalismo)por
dc.description.abstractO objectivo central desta investigação é tentar compreender 1) o que é o spin doctoring; 2) se é praticado em Portugal (designadamente na Assembleia da República); e 3) se é igual, uma variação, ou uma atividade completamente diferente da assessoria de imprensa. Outro dos objectivos que este trabalho pretende alcançar passa por tentar elencar uma matriz identitária dos spin doctors que permita compreender quais são os seus grandes objectivos, pré-requisitos, principais momentos e técnicas usadas no desenrolar das suas funções. Destaque-se, também, que a assessoria de imprensa política tem sido uma das atividades profissionais do autor, assim como um objecto de estudo de anteriores trabalhos de investigação na área das ciências da comunicação. O presente trabalho revela, numa primeira fase, o peso das fontes profissionais de informação ao serviço de interesses das organizações e faz uma incursão pela história da assessoria de imprensa política mundial e nacional, desde os primeiros alvores da civilização até, praticamente, aos nossos dias. Uma investida com particular enfoque nas técnicas de manipulação dos media por parte dos mais marcantes presidentes norte-americanos, mas também uma descrição das homólogas práticas na nossa ainda jovem Democracia. Numa fase central desta tese, vamos analisar e comparar os conceitos de manipulação, persuasão e jornalismo com a assessoria de imprensa. Vamos também compará-la enquanto mecanismo de promoção ao serviço das empresas e, em contraponto, das organizações políticas e governamentais. Aqui faremos um levantamento pormenorizado das práticas de spin doctoring durante o governo de Tony Blair, no Reino Unido, relatadas por académicos, jornalistas, políticos e líderes de opinião britânicos. A última parte deste trabalho refere-se ao estudo de campo que desenvolvemos com base em 30 entrevistas de elite realizadas a elementos que “habitam” o centro da atividade política nacional e o núcleo da maior concentração e produtividade de jornalismo político em Portugal - a Assembleia da República. Realizamos, assim, entrevistas aos ‘públicos’ do trinómio políticos, assessores de imprensa e jornalistas, nomeadamente 1) aos assessores de imprensa que desenvolvem a sua atividade para os diferentes grupos parlamentares; 2) aos jornalistas ‘residentes’ no Parlamento e que lidam diariamente com estes profissionais; e 3) aos políticos que recorrem e contratam os seus serviços. Ressalve-se entre os entrevistados encontram-se dois ex-primeiros-ministros de Portugal: Pedro Santana Lopes e José Sócrates. Para complementar estas entrevistas, analisámos o conteúdo de 572 peças jornalísticas de imprensa (papel e on-line) resultante de uma exaustiva, mas informatizada, recolha de todas as notícias publicadas na imprensa portuguesa, entre 2003 e 2012, que referiam, direta ou indiretamente, as palavras “spin”, “spin doctors” e “spin doctoring”. Como resultado principal de todo este levantamento metodológico, obtivemos não só uma tese sobre o aparecimento do spin doctoring a nível nacional e internacional, mas também uma aproximada definição e uma descrição da sua forma de atuação, ou, como aqui vem batizada: ‘a matriz identitária dos spin doctors’. Outro apontamento digno de destaque é a forma como os jornalistas parlamentares, os assessores e consultores de comunicação e os políticos veem esta atividade, em articulação com o jornalismo e a comunicação política portuguesa.por
dc.description.abstractThe central goal of this research is to attempt to understand 1) what spin doctoring is; 2) whether this is being carried out in Portugal (namely in the Portuguese Parliament); and 3) whether this is the same, a variation, or an altogether different activity from the press consultancy office. Another of the goals that this thesis seeks to achieve includes an attempt to list an identity matrix of spin doctors to enable us to understand their main objectives, prerequisites, chief moments and techniques used in the performance of their duties. Also highlighted is the fact that the political press consultancy office has been one of the author’s occupations, as well as a subject of study in previous research papers in the field of communication sciences. This thesis starts off by revealing the weight of professional sources of information serving the interests of organizations, while making inroads through the history of domestic and international political press consultancy, from the dawn of civilization to practically our time. A proposal with a particular focus on media manipulation techniques by the most significant U.S. presidents, but also a description of analogous practices in our still young democracy. At a central stage of this thesis, we will examine and compare the concepts of manipulation, persuasion and journalism with the press consultancy office. We will also compare it as a promotion mechanism serving companies and, in contrast, political and government organizations. Here, we will conduct a detailed survey of the practices of spin doctoring during Tony Blair's term as prime-minister, in the United Kingdom, as reported by British academics, journalists, politicians and opinion makers. The last part of this dissertation pertains to the field study undertaken on the basis of 30 top-level interviews conducted with personalities “residing” in the domestic political center of activity and the core of the greatest concentration and productivity of political journalism in Portugal – the Portuguese Parliament. Thus, we conduct interviews with stakeholders of the trio of politicians, press officers and journalists, namely 1) with press officers conducting their work for different parliamentary groups; 2) with ‘resident’ journalists in Parliament and who deal with these professionals on a daily basis; and 3) with politicians who turn to and hire their services. It is worth noting that the interviewees include two former prime-ministers of Portugal: Pedro Santana Lopes and José Sócrates. To supplement these interviews, we examined the contents of 572 press reports (hard copy and online) resulting from a thorough and more computerized collection of all the news published in the Portuguese press, from 2003 to 2012, which directly or indirectly referred to the words “spin”, “spin doctors” and “spin doctoring.” As a main result of this entire methodological survey, we obtained not only a thesis on the emergence of spin doctoring both nationwide and worldwide, but also an approximate definition and a description of its form of action, or, as is dubbed here: ‘the identity matrix of spin doctors.’ Another noteworthy point is the way parliamentary journalists, press officers and communications consultants as well as politicians view this activity, in combination with Portuguese journalism and political communications.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleO spin doctoring em Portugal: estudo sobre as fontes profissionais de informação que operam na Assembleia da Repúblicapor
dc.title.alternativeSpin doctoring in Portugal: a study of professional sources of information operating in the Portuguese Parliamentpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc659.3:321.01-
dc.subject.udc321.01:659.3-
dc.subject.udc659.4-
dc.identifier.tid101408536-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

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