Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/3432

TitleEstudo da citotoxicidade in vitro de corantes azo em Tetrahymena pyriformis
Author(s)Fonseca, Helena
Dias, Nicolina
Nicolau, Ana
Lima, Nelson
Issue date27-Oct-2004
CitationCONFERÊNCIA NACIONAL DO AMBIENTE, 8, Lisboa, 2004 – “Actas da VIII Conferência Nacional do Ambiente”. Lisboa : Universidade Nova de Lisboa, 2004.
Abstract(s)O aumento da poluição ambiental e o contínuo desenvolvimento da síntese de novos químicos desencadeou uma crescente preocupação acerca dos possíveis efeitos desses componentes directa ou indirectamente na saúde humana. No presente trabalho pretendeu-se utilizar o protozoário ciliado Tetrahymena pyriformis como bioindicador no estudo de respostas fisiológicas e bioquímicas à presença de oito corantes azo utilizados na indústria têxtil. Para tal, utilizou-se uma bateria de ensaios toxicofisiológicos, como o crescimento, a mortalidade e a morfometria. Estes ensaios foram realizados numa série de testes miniaturizados usando culturas axénicas de T. pyriformis, inoculadas com soluções dos 8 corantes em diferentes concentrações (5, 25 e 50 ppm), tendo como objectivo final a colecta de dados de forma a comparar respostas quanto à presença de diferentes corantes azo e quanto à presença de diferentes concentrações de um mesmo corante. Pretendeu-se com esta bateria de testes estudar se os corantes com aplicação têxtil utilizados são tóxicos para o bioindicador utilizado e em que concentração produzem tal efeito. Espera-se que com os resultados deste estudo se possa extrapolar a influência destes compostos no meio quático receptor.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3432
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Poster_018[1].pdf186,19 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID