Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/34309

TitleAvaliação dos níveis de literacia mediática: estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho
Author(s)Carvalho, Amália Teixeira
Advisor(s)Pereira, Sara
KeywordsLiteracia mediática
Competências
Práticas
Media
Cidadania
Adultos
Media literacy
Competences
Practices
Citizenship
Adults
Issue date2015
Abstract(s)Este estudo exploratório tem como principal objetivo avaliar os níveis de literacia mediática de adultos, num contexto empresarial. Procura contribuir para o conhecimento empírico neste campo de estudo, explorando as práticas mediáticas, as competências de literacia mediática e as práticas de comunicação que caracterizam o grupo de adultos em estudo. As exigências da «sociedade da informação» destacam a importância da literacia mediática para o quotidiano dos adultos, a nível pessoal e profissional. A literacia mediática é uma competênciachave do século XXI: “Mais do que nunca os cidadãos precisam de ter uma análise crítica da informação independentemente do sistema simbólico usado (imagem, som e texto), para produzir conteúdo por eles próprios e para se adaptarem à mudança social e no trabalho” (Bevort, Frau-Meigs, Jacquinot-Delaunay & Souyri, 2008, p.49). Para avaliar os níveis de literacia mediática, a opção pela metodologia qualitativo-quantitativa tem sido reconhecida como uma estratégia metodológica eficaz (Lopes, 2013). Neste sentido, este estudo articula os métodos quantitativos e qualitativos, através da aplicação de um questionário e da realização de grupos de foco, que tiveram como objetivo dar resposta à pergunta de partida: Quais são os níveis de literacia mediática dos adultos no mercado de trabalho? O questionário foi aplicado a 201 pessoas que trabalham numa empresa da região do Minho, situada no distrito de Braga. Posteriormente foram realizados três grupos de foco com o objetivo de explorar os principais resultados obtidos através dos questionários. Os resultados indicam que há uma relação entre as práticas mediáticas e as práticas de comunicação e o nível de competências de literacia mediática. Os níveis básico e avançado apresentam contrastes significativos relativamente a essas práticas, sendo a principal diferença o acesso ao computador e o uso da internet. Fatores como a idade, a escolaridade e a área de trabalho parecem influenciar os níveis de literacia mediática.
The main goal of this exploratory research is the evaluation of adults’ media literacy levels applied in a business company. It aims to expand the empirical knowledge in this field by pointing out the media practices, the media literacy competences and the citizenship practices that characterize the studied group of adults. The information society’s requirements highlight the importance of media literacy to adult’s daily lives, at personal and professional levels. Media literacy is a key-competence of 21st century: "More than ever citizens need to have a critical analysis of information whatever the symbolic system used (image, sound, text), to produce content by themselves and to adapt themselves to professional and social change." (Bevort, Frau-Meigs, Jacquinot-Delaunay & Souyri, 2008, p.49). For the intensive study of media literacy, the adoption of a qualitative and quantitative methodology has been widely accepted (Lopes, 2013). Consequently, this work combines both qualitative and quantitative methods: respectively, a questionnaire and focus groups, which tried to clarify our research question: What are the media literacy levels of people in the labour market? The questionnaire was answered by 201 employees of a company located in the municipality of Braga, in Portugal. Three focus groups took place after the analysis of the questionnaire responses, allowing further exploration of the results achieved. The results show a relation between media and communication practices and the level of media literacy competences. The basic and advanced levels present significant contrasts concerning those practices, where the main difference is based on computer and internet access. Also factors such as age, education level and work area seem to influence the media literacy levels.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34309
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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Anexo 1 Tabelas com resultados do questionário.pdf586,21 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 2 Transcrição dos grupos de foco.pdf385,6 kBAdobe PDFView/Open

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