Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/34301

TitleCriatividade e práticas docentes no ensino superior : como pensam os alunos de áreas curriculares diferentes?
Other titlesCreatividad y practicas docentes en la Educación Superior : ¿cómo piensan los estudiantes de diferentes áreas curriculares?
Creativity and teaching practices in Higher Education : how do students of different academic areas think?
Author(s)Morais, Maria de Fátima
Almeida, Leandro S.
Azevedo, Ivete
KeywordsCriatividade
Práticas docentes
Perceções
Ensino superior
Área curricular
Creatividad
Practicas docentes
Educación Superior
Creativity
Teaching practices
Higher Education
Academic area
Issue date2014
JournalAMAzônica
CitationMorais, M. F., Almeida, L., & Azevedo, I. (2014). Criatividade e praticas docentes no Ensino Superior: Como pensam os alunos de áreas curriculares diferentes? AMAzônica, 12(2), 97-126
Abstract(s)A criatividade é um requisito para a inovação. É então fundamental a sua presença face aos desafios atuais e o Ensino Superior é um contexto privilegiado para a preparação de cidadãos gestores de tais desafios. Como o docente assume um papel relevante na promoção de competências e de comportamentos nos alunos, o estudo da presença de criatividade nas práticas docentes universitárias tem surgido como relevante, sendo uma das fontes desta pesquisa a auscultação dos alunos. Por seu lado, áreas curriculares diferentes implicam competências e expectativas diferentes, espelhando-se essas diferenças nas perceções dos estudantes. Neste estudo, quis-se analisar como 582 alunos universitários percecionam as práticas docentes de que são alvo e valorizam o conceito de criatividade no Ensino Superior, em função de três áreas curriculares (Artes e Humanidades; Ciências e Tecnologias; Ciências Sociais e Humanas). Usou-se o Inventário de Práticas Docentes (versão adaptada a Portugal) e um questionário sobre a valorização da criatividade na universidade. Diferenças significativas emergiram em ambos os instrumentos. A discussão de tais resultados pode indiciar dificuldades e potencialidades a trabalhar no quotidiano do Ensino Superior.
La creatividad es un requisito previo para la innovación. Es entonces esencial para su presencia en los retos actuales y la Educación Superior es un terreno privilegiado para la preparación de ciudadanos que gestionam esos desafíos. A medida que el docente juega un papel importante en la promoción de habilidades y comportamientos en los estudiantes, el estudio de la presencia de la creatividad en las prácticas docentes universitarias se ha convertido en relevante, siendo la auscultación de los estudiantes una de las fuentes pra esta investigación. Por su parte, las diferentes áreas curriculares requieren diferentes habilidades y expectativas con reflejo de estas diferencias en las percepciones de los estudiantes. En este estudio, querasse analizar cómo 582 estudiantes universitarios percecionam creatividad en las prácticas de enseñanza y la valorizacíon del concepto de la creatividad en la educación superior, de acuerdo con tres áreas curriculares (Artes y Humanidades, Ciencias y Tecnología, Humanidades y Ciencias Sociales). Utilizó el Inventario de Prácticas Docentes (versión adaptada a Portugal ) y un cuestionario para valorar la creatividad en la universidad. Surgieron diferencias significativas en ambos instrumentos. La discusión de estos resultados puede indicar dificultades y posibilidades de trabajo en la educación superior cotidiana.
Creativity is a prerequisite for innovation. It is then essential its presence facing current challenges and Higher Education is a privileged context for preparing citizens in managing those challenges. As the teacher plays an important role in promoting skills and behaviors in students, the study of the presence of creativity in university teaching practices has emerged as relevant, being students perceptions one of the sources of this research. Students perceptions mirror the diversity of skills and expectations required for different curriculum areas. This study wish to consider the teaching practices perceptions of 582 university students and how they value the concept of creativity in higher education, according to three curriculum areas (Arts and Humanities, Science and Technology, Social and Human Sciences). It was used the Teaching Practice Inventory (version adapted to Portugal) and a questionnaire assessing the value of creativity in the university. Significant differences were found in both instruments. Result discussion may indicate difficulties and capabilities to put into practice daily in higher education.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34301
ISSN1983-3415
Publisher versionhttp://ieaa.ufam.edu.br/wp-files/revistas/2/files/2014-2/t5-2014-2-p97-126.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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