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TitleExpressão da criatividade figural em estudantes de cursos de formação de educadores brasileiros e portugueses
Other titlesLa expresión de la creatividad figurativa en los estudiantes de cursos de formación de educadores brasileños y portugueses
Expression of figural creativity in pre service Brazilians and Portuguese educators
Author(s)Mundim, Maria Célia Bruno
Suárez, Janete Tonete
Wechsler, Solange Muglia
Morais, Maria de Fátima
KeywordsCriatividade
Estudantes universitários
Testes de Torrance
Creatividad
Estudiantes universitarios
Test de Torrance
Creativity
Undergraduate students
Torrance’s Tests
Issue date2014
JournalAMAzônica
CitationMundim, M. C., Suárez, J., Wechsler, S. M., & Morais M. F. (2014). Expressão da criatividade figural em estudantes de cursos de formação de educadores brasileiros e portugueses. AMAzônica, 12 (2), 127-141
Abstract(s)A criatividade, cada vez mais, faz-se necessária na formação de educadores. Assim sendo, o objetivo do presente estudo foi o de comparar o desenvolvimento da criatividade figural em estudantes de cursos de educadores de uma universidade pública portuguesa com os de uma universidade particular brasileira. Foi aplicado coletivamente, em classe, o Teste Pensando Criativamente com Figuras de Torrance, composto de três atividades que visam medir quinze características figurais do indivíduo. O teste foi respondido individualmente por 157 graduandos (151 mulheres e 6 homens) dos cursos de Licenciatura em Educação (2º ano) e de Educação Básica (2º ano) de Portugal e do curso de Pedagogia (2º e 3º anos) do Brasil. Os estudantes foram divididos em três grupos etários: o primeiro correspondendo a idades entre 18 e 20 anos, sendo o segundo de uma faixa etária entre 21 e 30 anos e o terceiro grupo entre 31 e 42 anos. Foram utilizadas a Análise Univariada da Variância (ANOVA) e a Análise Multivariada da Variância (MANOVA) para a análise estatística. Pode-se concluir que não existem diferenças entre os países, nem entre faixas etárias nas características figurais criativas.
La creatividad es cada vez más necesaria en la formación docente. Por eso, el objetivo de este estudio fue comparar el desarrollo de la creatividad figurativa en los estudiantes de cursos de formación de educadores en una universidad pública portuguesa, con futuros maestros de una universidad privada brasileña. Se aplicó colectivamente en la clase el test Pensando Creativamente con Fotos de Torrance, compuesto por tres actividades que tienen el objetivo de medir quince características figurativas de la persona. El test fue respondido de forma individual por 157 estudiantes (151 mujeres y 6 hombres) de Licenciatura en Educación (2º año) y Licenciatura en Educación Primaria (2 º año) de Portugal, y del curso de Pedagogía (segundo y tercero año) del Brasil. Los estudiantes fueron divididos en tres grupos de edad: el primer grupo consiste en los estudiantes con edades comprendidas entre 18 y 20 años; el segundo, con edades comprendidas entre 21 y 30 años; y el tercer grupo, entre 31 y 42 años. Para el análisis estadístico se utilizó el Análisis Univariado de la Varianza (ANOVA) y Análisis Multivariado de la Varianza (MANOVA). Se puede concluir que no existen diferencias entre los países o entre grupos de edad en las características figurativas creativas.
Creativity is increasingly necessary in teacher education. Therefore, this study aimed at making a comparison concerning figural development between students in preservice of education courses from a Portuguese public university and a Brazilian private university. Torrance’s Thinking Creatively with Pictures Test was collectively applied in a classroom setting. It is made up of three activities aimed at measuring fifteen figural characteristics of an individual. The test was answered individually by 157 undergraduates (151 women and 6 men) from the 2nd year of the Education course and the 2nd year of the Education course for Elementary Level of the Portuguese University, and from the 2nd and 3rd years of the Education Course of the Brazilian University. The students were divided into three age groups: the first consisting of students between 18 and 20 years old, the second, between 21 and 30 years old, and the third group of students between 31 and 42 years old. The instruments used for statistical analysis were the Univariate Analysis of Variance (ANOVA) and the Multivariate Analysis of Variance (MANOVA). It can be concluded that there are no differences between both countries nor between age groups as far as creative figural characteristics are concerned.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34300
ISSN1983-3415
Publisher versionhttp://ieaa.ufam.edu.br/wp-files/revistas/2/files/2014-2/t6-2014-2-p127-141.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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