Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34213

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViseu, Florianopor
dc.contributor.authorLima, Antonia Jacinta Barbosapor
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.date.accessioned2015-03-05T14:59:18Z-
dc.date.available2015-03-05T14:59:18Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.issn1983-3156por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/34213-
dc.description.abstractA crescente utilização de recursos tecnológicos na sociedade encontra abertura da escola para os integrar nas atividades de ensino e de aprendizagem. Na disciplina de matemática, muito contribuem para essa abertura as recomendações dos programas escolares ao preconizarem o uso desses recursos. Como o que é prescrito nem sempre é concretizado, procuramos averiguar como alunos do ensino médio, do Brasil, e do ensino secundário, de Portugal, utilizam os recursos tecnológicos nas suas atividades de aprendizagem nesta disciplina. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa e a recolha de dados foi efetuada através de um questionário. Em termos de resultados, dos recursos tecnológicos, o mais utilizado pelos alunos nas suas atividades de estudo de matemática é a calculadora. O computador, a Internet e, sobretudo, o Quadro Interativo e o Moodle são ainda pouco explorados pelos alunos de ambos os países nas atividades que realizam na sala de aula e fora dela.por
dc.description.abstractThe increasing use of technology resources in society is having an impact in the school in what regards their integration in teaching and learning processes. In the Mathematics, the school curriculum is also advocating the use of these resources. However, as what is prescribed is not always implemented, we examine how secondary school students from Brazil and Portugal use the technological resources in their learning activities in this subject. The study followed a quantitative approach and the data were collected through a questionnaire. In relation to results, the technological resource most used by students in their math study activities is the calculator. The computer, the Internet and especially the Interactive Table and Moodle are still scarcely explored by students of both countries in the learning activities that take place in the classroom and beyond.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem de matemáticapor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação (TIC)por
dc.subjectAlunos do ensino médio/secundáriopor
dc.subjectMathematics learningpor
dc.subjectInformation and communication technologies (ICT)por
dc.subjectSecondary school studentspor
dc.titleUm estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasilpor
dc.title.alternativeA comparative study on the use of ICT for learning in secondary school mathematics in Portugal and in Brazil school-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/13816por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage293por
oaire.citationEndPage316por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleEducação Matemática Pesquisapor
oaire.citationVolume15por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEducação Matemática Pesquisapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2013 Educação Matemática Pesquisa.pdfDocumento principal754,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID